
RB| Baladas
Ruy Barrozo
27 de fevereiro de 2019, 14:20
Nesta quarta-feira o Museu da Fotografia de Curitiba recebe a exposição “Parca Hegemonia”, com fotografias de Raul Frare..
Ruy Barrozo - 27 de fevereiro de 2019, 14:23
Nesta quarta-feira o Museu da Fotografia de Curitiba recebe a exposição “Parca Hegemonia”, com fotografias de Raul Frare feitas em três países que despertam o imaginário do ocidente: Coréia do Norte, Turcomenistão e Eritréia.
Realizadas entre 2007 e 2015, as fotografias de Raul Frare apresentam imagens de países que passam por regimes totalitários e que geralmente são mais conhecidos pelas narrativas que os ocidentais fazem deles do que por seus próprios discursos.
“As ditaduras asiáticas e africanas têm fascinado o ocidente, entre a condenação de seus abusos de poder e o encantamento pelo seu exotismo”, comenta a curadora Pollyana Quintella.
“Parca Hegemonia” procura não somente mostrar imagens que refletem a dureza do controle do estado, mas também o lado descontraído de seus habitantes.
“Nas fotografias da Coréia do Norte, por exemplo, vemos não só retratos de disciplina e vigilância, mas tentativas de leveza e diversão, como em As crianças de vermelho e o Parque de diversões”, exemplifica a curadora, fazendo referência aos títulos de duas fotos da exposição.