Coluna Social
Compartilhar

RB| Mostra fotográfica

Nesta quarta-feira o Museu da Fotografia de Curitiba recebe a exposição “Parca Hegemonia”, com fotografias de Raul Frare..

Ruy Barrozo - 27 de fevereiro de 2019, 14:23

Nesta quarta-feira o Museu da Fotografia de Curitiba recebe a exposição “Parca Hegemonia”, com fotografias de Raul Frare feitas em três países que despertam o imaginário do ocidente: Coréia do Norte, Turcomenistão e Eritréia.

Realizadas entre 2007 e 2015, as fotografias de Raul Frare apresentam imagens de países que passam por regimes totalitários e que geralmente são mais conhecidos pelas narrativas que os ocidentais fazem deles do que por seus próprios discursos.

“As ditaduras asiáticas e africanas têm fascinado o ocidente, entre a condenação de seus abusos de poder e o encantamento pelo seu exotismo”, comenta a curadora Pollyana Quintella.

“Parca Hegemonia” procura não somente mostrar imagens que refletem a dureza do controle do estado, mas também o lado descontraído de seus habitantes.

“Nas fotografias da Coréia do Norte, por exemplo, vemos não só retratos de disciplina e vigilância, mas tentativas de leveza e diversão, como em As crianças de vermelho e o Parque de diversões”, exemplifica a curadora, fazendo referência aos títulos de duas fotos da exposição.