Coluna Social
Compartilhar

RB| Música

Quem sobe ao palco do Alchemia Bar neste domingo de maio é Helen Tórmina.A cantora estreia seu projeto acústico e..

Ruy Barrozo - 23 de maio de 2018, 14:00

Quem sobe ao palco do Alchemia Bar neste domingo de maio é Helen Tórmina.

A cantora estreia seu projeto acústico e faz parte da Primeira Mostra de Arte Feminina de Outono.

Helen Tórmina é atriz e cantora cross-over, e é formada em canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná desde 2014.

Foisista do curso de aprimoramento de canto com a mezzo-soprano suíç0a Ana Hasler, na Fundación Victoria de los Angeles em Barcelona - Espanha. Atualmente, cursa o último semestre do curso avançado em performance  de Teatro Musical na Escola de Artes Projeto Broadway.

Apesar da formação lírica, tem variada experiência musical.

A cantora já participou de óperas, concertos sinfônicos, concertos de câmara, espetáculos de teatro musical, flash mobs e também em bares da noite curitibana, à frente de bandas de jazz, blues e rock nroll.

Foi com uma destas bandas curitibanas, a Gringos Washboard Band, que em 2016 a cantora participou do programa Super Star da Rede Globo de televisão.

Desde pequena, a cantora participou de corais como solista, mas a música foi ganhando mais espaço em sua vida a partir dos 13 anos, quando começou a estudar violino.

Recentemente, encontra-se em turnê com a banda tributo ao Pink Floyd chamada Pigs and Diamonds, fazendo shows por todo o estado de Santa Catarina e Paraná, onde participa com o solo feminino “The Great Gig in the Sky” do álbum “The dark side of the Moon”, que completou este ano 45 anos e é apresentado por esta banda na íntegra.

Também integra o “Coral Champagnat” da PUC/PR como chefe do naipe de soprano e preparadora vocal, e mais recentemente, atua como regente do Coral da Aliança Francesa de CWB.

Também participou como coralista e back vocal de importantes eventos e shows de grandes artistas como o “World Choir Games” em Cincinatti/USA, onde representou o Brasil integrando o coro feminino Collegium Cantorum; espetáculos Natal de Luz com Toquinho, Fafá de Belém; abertura do campeonato mundial de League of Legends, dentre outros.

Neste novo show, Helen utiliza toda a influência que teve do rock clássico, swing jazz, jazz manouche, blues e folk music para compor versões acústicas cheias de personalidade e bom humor, expressando as sutilezas sonoras da formação acústica, mas sem perder o dinamismo que essa mistura de estilos pede.

Tem influências vocais tão ecléticas quanto os estilos que interpreta.

Neste projeto, mais especificamente, se utiliza muito de elementos de Billy Holliday, Nina Simone, Ella Fitzgerald, Caro Emerald e Birdy... em um repertório que pouco ou nada tem haver com elas.

O show deste domingo, irá receber como convidada especial, a cantora Carla Hortet.

As duas cantarão juntas no palco do evento Domingo das Divas  que faz parte da 1ª. Mostra de Arte Feminina de Outono realizado pelo Moça Cultural e pelo projeto Rock Calcinha que  incentiva a sonoridade e união entre as cantoras curitibanas.

O domingo das divas também contará com Stand Up Comedy com As Pílulas Anticoncepcionais de Humor, com a humorista Carolina Mascarenhas.