Coluna Social
Compartilhar

RB Recuperação

Equipe da FCC iniciou remoção de pichações da Praça 19 de Dezembro.A equipe da Coordenação de Preservação e Conse..

Ruy Barrozo - 15 de agosto de 2017, 14:05

Equipe da FCC iniciou remoção de pichações da Praça 19 de Dezembro.

A equipe da Coordenação de Preservação e Conservação de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba estará trabalhando nesta semana na remoção de pichações nas obras e painéis artísticos da Praça 19 de Dezembro.

A ação é uma parceria da Prefeitura com a Associação Comercial do Paraná - ACP, que acionou empresas apoiadoras para fornecimento de equipamentos e material de limpeza dos monumentos.

Os produtos são fornecidos pela Performance Econano, empresa que atua em pesquisa e desenvolvimento de produtos nanotecnológicos para limpeza e impermeabilização de superfícies. O removedor utilizado é da nova linha especial da Vonder.

Na última sexta-feira, os técnicos das empresas fizeram a demonstração de uso dos produtos e equipamentos.

De acordo com o cronograma, os trabalhos devem terminar no próximo dia 23.

A Praça 19 de Dezembro é marco do centenário de emancipação do Paraná e abriga um conjunto de monumentos formado por obras de importantes artistas paranaenses.

Nele estão o painel de granito executado em relevo por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, que representa os ciclos econômicos do estado e, no lado oposto, o painel com desenhos de Poty Lazzarotto em azulejos coloridos; o obelisco de concreto armado com 30 m de altura com o símbolo do Estado; a estátua do Homem Nu, que homenageia o trabalhador paranaense e a Estátua da Justiça (a Mulher Nua), realizadas também por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo.

N.R. – Pouca gente sabe mais o projeto inicial previa que a Estátua da Justiça (a Mulher Nua) deveria ter sido instala ao lado do prédio do Tribunal do Júri, no Centro Cívico.ruy.barrozo