Coluna Social
Compartilhar

RB Sala de aula

Curso de Governança Corporativa apresenta soluções para empresas familiares em São Paulo.Nesta terça e quarta-fei..

Ruy Barrozo - 31 de janeiro de 2018, 00:26

Curso de Governança Corporativa apresenta soluções para empresas familiares em São Paulo.

Nesta terça e quarta-feira, especialistas apontam caminhos para que famílias empreendedoras possam se profissionalizar e crescer.

Representando 80% das empresas brasileiras, as companhias administradas por grupos familiares são parte essencial da economia do país e figuram frequentemente entre as mais bem-sucedidas.

No entanto, apenas 12% delas chegam à terceira geração, demonstrando que, em muitos casos, os gestores têm dificuldade em atingir metas de longo prazo. Em sua 14ª edição, o curso Governança Corporativa em Empresas Familiares, organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC vai oferecer a administradores paulistas um panorama dos desafios enfrentados por empresas familiares para manter a saúde dos negócios com o passar das gerações e indicar práticas de governança que podem sanar ou evitar problemas administrativos.

Apresentado por profissionais de grande experiência no tema, o evento acontece nesta terça e quarta-feira na sede do IBGC e aponta instrumentos para resolver questões relevantes para empresas familiares, como sucessão e Conselho de Família.

Em estudo de 2016, realizado pela PwC, a necessidade de profissionalizar o negócio é indicada como um dos desafios que mais preocupam as famílias empreendedoras do Brasil, apontada por 54% dos executivos ouvidos.

Em um dos módulos do curso, o advogado Marcelo M. Bertoldi, sócio fundador do escritório Marins Bertoldi Advogados e especialista em Direito Comercial e Societário, vai esclarecer como a criação de um Acordo de Acionistas pode otimizar esse processo.

Em dois dias, o curso vai tirar dúvidas também sobre Conselho Administrativo, Family Office, Desenvolvimento de Negócios Familiares e discutir casos de sucesso e longevidade entre companhias brasileiras que adotaram a Governança Corporativa.ruy.barrozo