Coluna Social
Compartilhar

RB| Saúde

Mulheres fumantes têm maior propensão ao câncer de pele.Risco de carcinoma de células escamosas triplica em mulhe..

Ruy Barrozo - 29 de maio de 2018, 22:00

Mulheres fumantes têm maior propensão ao câncer de pele.

Risco de carcinoma de células escamosas triplica em mulheres que possuem o hábito de fumar.

Segundo uma pesquisa publicada no periódico "Cancer Causes and Control", realizada pelo Centro de Câncer Moffitt, nos Estados Unidos, as mulheres que têm o hábito de fumar passam a ter maior propensão e tendência ao desenvolvimento de câncer, principalmente ao câncer de pele.

Além do câncer, o consumo do cigarro provoca agressões microscópicas na pele.

A nicotina desencadeia a destruição do colágeno e da elastina, e colabora com surgimento de flacidez e das rugas mais profundas que dão a aparência envelhecida à pele.

Pesquisas recentes mostram que a nicotina produz uma enzima que destrói as fibras que formam o colágeno, substância proteica de sustentação da pele.

Sem o colágeno, a pele perde a elasticidade, acelerando o processo de envelhecimento precoce da pele.

"Ao fumar um único cigarro, a redução do oxigênio na pele diminui por cerca de uma hora. O fumante de um maço diário permanece em hipoxia cutânea na maioria das horas do dia. O sol agride muito a pele, mas fumar é ainda pior", esclarece Dra. Bettina Sanson.

Em relação ao câncer de pele, a ação da radiação ultravioleta dos raios solares é a principal causa, embora, entre os fumantes, a evolução da doença seja mais rápida.

Não são apenas os aspectos estéticos que sofrem influência do tabaco.

"O cigarro é um importante fator de risco para outros tipos de câncer. Isso ocorre porque ele promove mutações no DNA celular em todo o corpo", explica a Dra. Bettina.

A médica listou os principais malefícios do tabaco em relação à aparência:

1) Rugas no rosto: É comum notar em fumantes o envelhecimento precoce. Isso acontece porque a nicotina atrapalha na produção natural de colágeno, responsável pela firmeza da pele.

Uma simples tragada contrai diversos músculos da boca e com a repetição desse movimento, a região vai perdendo a força e a elasticidade, por isso surgem às rugas em volta dos lábios, famoso "código de barras".

O vício do cigarro também faz com que os pés de galinha ao redor dos olhos apareçam mais cedo. Isso acontece por causa do calor da queima do cigarro e dos produtos químicos do tabaco, principais responsáveis por danos internos nas estruturas da pele e dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos.

A tonalidade da pele muda e os poros se tornam dilatados.

2) Sorriso amarelo e mau hálito: O contato constante dos dentes com produtos à base de alcatrão, nicotina e outros metais pesados, como os contidos no cigarro, tem o poder de causar o famoso sorriso amarelo, além de deixar a pessoa com mau hálito.

3) Flacidez no corpo: Por absoluta falta de colágeno e prejuízos na circulação de pequenos vasos pelo corpo todo.

Todo sacrifício é valido quando se trata de abandonar o vício de fumar.

As consequências nocivas do cigarro vão desde uma aparência envelhecida até problemas gigantescos pulmonares e cardiovasculares.