Coluna Social
Compartilhar

RB| Saúde

Aumento de procedimentos bariátricos está relacionado à mudança de hábitos alimentares.Especialista ministra pale..

Ruy Barrozo - 28 de setembro de 2018, 02:50

Aumento de procedimentos bariátricos está relacionado à mudança de hábitos alimentares.

Especialista ministra palestra gratuita para explicar cirurgias que tratam a obesidade.

Dados de Pesquisa Nacional de Saúde publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE apontam que 20,8% da população adulta brasileira - 26 milhões de pessoas está obesa.

O aumento do problema tem sido registrado em todas as faixas etárias e níveis de renda e em maior proporção em mulheres do que homens.

Ainda de acordo com o levantamento, o aumento do número de obesos no Brasil se intensificou a partir dos anos 2000 e está relacionado às mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros.

“Nas últimas décadas, a população passou a substituir alimentos tradicionais, como feijão, arroz e salada, por preparações comidas ultraprocessadas”, aponta o médico Glauco Afonso Morgenstern, especialista em cirurgia bariátrica do Centro VITA de Tratamento da Obesidade e Diabetes.

Dr. Glauco explica que com a elevação do número de obesos aumentou também a procura por procedimentos cirúrgicos que visam à perda de peso. Por isso, com o objetivo de esclarecer as dúvidas de pessoas interessadas em realizar esse tipo de tratamento, o especialista realizará, nesta quarta-feira, às 19h, no auditório do Hospital Vitta, localizado na Linha Verde Norte, palestra gratuita sobre “Cirurgias Bariátricas”.

No encontro, Dr. Glauco vai explicar quais são as técnicas e os procedimentos disponíveis para tratar a obesidade. Além disso, abordará os cuidados que devem ser tomados antes e depois da cirurgia, assim como quais profissionais estão envolvidos no tratamento.

“O procedimento necessita do apoio de uma equipe multiprofissional das áreas de psicologia, nutrição, entre outras”, destaca o médico.