Coluna Social
Compartilhar

RB Saúde

Hospital Erasto Gaertner promove Campanha de Prevenção do Câncer de Pele.Instituição alerta para o cuidado com a ..

Ruy Barrozo - 05 de dezembro de 2016, 02:32

Hospital Erasto Gaertner promove Campanha de Prevenção do Câncer de Pele.

ERASTO GAERTNER 2

Instituição alerta para o cuidado com a pele neste verão.

Neste domingo, o Hospital Erasto Gaertner promove a Campanha de Prevenção do Câncer de Pele.

O evento, organizado pelos acadêmicos de medicina da instituição que é referência no tratamento do câncer no sul do país, acontece, das 9h às 14h, na Feira do Largo da Ordem.

O objetivo da ação é divulgar a importância da prevenção do câncer de pele, principalmente, durante o verão, época em que aumentam as atividades ao ar livre, além da incidência da radiação solar sobre a Terra.

Os acadêmicos estarão divulgando informações importantes para prevenir e diagnosticar precocemente a doença, também vão distribuir materiais informativos.

“Precisamos sempre buscar novas estratégias para chamar a atenção das pessoas para atitudes preventivas em relação a fatores de risco, além de reconhecerem sinais de suspeita da doença, com isso procurando logo um médico e permitindo o diagnóstico precoce. Muitas vezes o que falta é informação, por isso estamos promovendo esta campanha,” afirma a representante dos acadêmicos do Hospital Erasto Gaertner, Ana Luísa Bettega.

De acordo com dados obtidos no Hospital Erasto Gaertner, entre os anos de 2010 e 2013, o câncer de pele é o tipo de tumor mais incidente na população, possui o maior número de casos registrados em homens e o terceiro de maior incidência em mulheres.

A doença ocorre por ação da radiação ultravioleta, a mais energética dos raios solares, e manifesta-se geralmente em jovens e idosos.

Para prevenir a doença, é preciso evitar a exposição excessiva ao sol, principalmente, das 10h às 16h, usar protetor solar - fator 15, no mínimo e aplicar novamente a cada duas horas.

Segundo o chefe do Serviço de Pele e Melanoma do Hospital Erasto Gaertner, Dr. Marcos Flávio Montenegro, “a prevenção é extremamente importante no câncer de pele, pois é facilmente detectável. Não devemos fugir do sol, porque ele é essencial, mas temos que saber como nos prevenir do câncer de pele”. Pessoas de pele e olhos claros ou que se expõem ao sol, trabalhadores ao ar livre e desportistas são alguns dos grupos de risco do câncer de pele.

Como a exposição solar tem efeito cumulativo, a doença pode surgir depois de muitos anos de exposição ao sol.

Este excesso de sol, não só pode causar queimaduras e câncer na pele como insolação, desidratação e envelhecimento precoce.

Além disso, sentar-se à sombra não garante total proteção. É preciso usar bloqueador solar e se proteger adequadamente com chapéu ou boné e roupas claras e folgadas.

Lembre-se que os bronzeadores sem filtro solar deixam a pele mais sensível aos raios UV.

O diagnóstico do câncer de pele é simples, consiste em exame médico e retirada da lesão para exame ao microscópio.

Mediante diagnóstico precoce e tratamento imediato, a maioria das pessoas com a doença pode ser curada.

Deve-se ficar em alerta com pintas, verrugas (de nascença ou não), manchas e crostas, bem como às modificações de espessura, superfície, cor, tamanho, coceira ou sangramento.

É importante fazer o autoexame regular na pele, mas também procurar um médico para obter um diagnóstico mais preciso.

Uma alimentação saudável e rica em vitaminas também ajuda na prevenção.ruy.barrozo