Coluna Social
Compartilhar

RB Saúde

Julho Verde no Hospital Erasto Gaertner.Instituição alerta sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e..

Ruy Barrozo - 24 de julho de 2016, 22:52

Julho Verde no Hospital Erasto Gaertner.

HEG-JulhoVerde

Instituição alerta sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, o Hospital Erasto Gaertner promove, durante todo o mês de julho, ações de conscientização para chamar atenção para o tema.

Além disso, a fachada do Hospital Erasto Gaertner ficará iluminada de verde demonstrando apoio à Campanha Julho Verde, lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço - SBCCP.

Além da recomendação geral de hábitos de vida saudáveis e boa higiene oral para prevenir a doença, é importantíssimo atentar para evitar o consumo de álcool e não fumar.

“A campanha serve de conscientização sobre os principais fatores de risco da doença, o cigarro e o álcool. Quando esses dois fatores são associados, o risco de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço multiplica em até 20 vezes. Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca, laringe, entre outros, é hoje o 2º mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil. Nas mulheres, prepondera o câncer de tireoide, sendo o 5º mais comum entre elas”, afirma o Dr. Gyl Ramos, chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Erasto Gaertner e um dos coordenadores da campanha no Paraná.

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço, que pode estar localizado na pele, lábios, tireoide, cavidade oral, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais e glândulas salivares. Estas áreas estão diretamente envolvidas com as funções de fala, respiração, deglutição, paladar, olfato e outros. É preciso ficar atento à presença de feridas que não cicatrizam, dificuldade para engolir ou movimentar a língua, nódulos persistentes no pescoço, rouquidão e alterações da voz, entre outros.

A campanha também chama a atenção para o aumento da incidência deste tipo de câncer no país.

Os tumores são altamente possíveis de prevenção simples, como evitar ou abandonar o tabaco e o álcool – fatores de risco responsáveis por 90% dos casos – e a realização do autoexame da boca, além de consultas médicas ou odontológicas de rotina.

De acordo com a SBCCP, a infecção pelo papiloma vírus - HPV tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência do câncer de cabeça e pescoço. O HPV é um fator importante quando se trata do desenvolvimento do câncer de faringe e o contágio acontece por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais.

Os tratamentos tradicionais para a doença envolvem a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia. “Novos tratamentos como a terapia alvo (imunoterapia) também podem ser usados. A cirurgia por vídeo e a cirurgia robótica estão a caminho do Hospital Erasto Gaertner e vão auxiliar a realizar uma cirurgia minimamente invasiva, proporcionando uma recuperação mais rápida do paciente, além da realização de uma cirurgia mais precisa”, diz o Dr. Ramos.

Serviço:

Hospital Erasto Gaertner

Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - CWB/PR.

Telefone: 41 - 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.ruy.barrozo