Coluna Social
Compartilhar

RB| Truques do dia a dia: Isabela ensina como utilizar o freezer para conservar alimentos

Nem sempre conseguimos cozinhar todos os dias e o macarrão pode ser uma alternativa para otimizar tempo, enriquecido por..

Ruy Barrozo - 04 de novembro de 2020, 01:13

Nem sempre conseguimos cozinhar todos os dias e o macarrão pode ser uma alternativa para otimizar tempo, enriquecido por alguma proteína congelada.

Quem cuida das tarefas da casa sabe como é o desafio de manter uma alimentação saudável com a correria cotidiana.

Por isso, o congelador pode ajudar a simplificar o processo, a partir de alimentos pré-prontos.

Praticamente todos os alimentos podem ser congelados, com exceção apenas de algumas frutas mais delicadas, além das folhas cruas, que podem queimar com o frio.

Para você não errar, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, ensina como congelar alimentos da forma correta.

Confira: 

Como congelar frutas

É importante limpar e tirar os caroços. Lembre-se que frutas com mais água, como melancia e melão, ficam molengas ao descongelar, enquanto as frutas vermelhas e a banana, por exemplo, suportam baixas temperaturas. A técnica conserva esse grupo de 1 a 3 meses.

Como congelar carnes

As carnes vermelhas, aves e peixes precisam ser limpos antes de serem armazenados no freezer. Separe pequenas porções para congelar e, ao descongelar, o ideal é que o processo aconteça no refrigerador, nada de pia! Priorize o preparo dos alimentos que estão a mais tempo congelados, conservando carnes bovinas cruas até 12 meses; lingüiça e bacon até 2 meses; hambúrgueres e frango até 9 meses; e peixes magros até 6 meses.

Como congelar vegetais

Higienize o alimento e, em seguida, utilize a técnica de branqueamento: cozinhe os vegetais como preferir e dê um choque térmico para interromper o cozimento. Atenção: ao colocar a água gelada, calcule em média 35 segundos para legumes mais consistentes e 15 para os mais macios e delicados. Retire o máximo de água dos vegetais e separe-os em pequenas porções para, assim, conservá-los de 1 a 3 meses.

A massa também é um bom exemplo de alimento versátil que pode ser congelado. Você pode congelar o macarrão cozido e depois finalizar com molho branco e atum ou mesmo vegetais cozidos no momento de servir. Viu como é fácil? Agora é só colocar a mão na massa e aprender a fazer o Furadinho ao Molho de Milho com Frango.

Assim, você garante refeições completas e deliciosas até para aqueles dias mais atarefados. Afinal, o sabor de família fica quando tudo é preparado com carinho!