Coluna Social
Compartilhar

RB| Turismo sustentável

Virtuoso® 2018 Luxe Report revela crescente interesse dos consumidores por viagens mais sustentáveis.Enquanto o m..

Ruy Barrozo - 22 de abril de 2018, 11:15

Virtuoso® 2018 Luxe Report revela crescente interesse dos consumidores por viagens mais sustentáveis.

Enquanto o mundo celebra o Dia da Terra em 22 de abril, a rede de viagens de luxo e experiências Virtuoso® reporta que o interesse entre os clientes em busca de férias turísticas sustentáveis é crescente, de acordo com o Virtuoso 2018 Luxe Report.

Segundo o relatório tendências do Virtuoso, os clientes levam em consideração as práticas de turismo sustentável, definidas como viagens mais amigas do ambiente, que apoiam a proteção do patrimônio cultural e natural e que proporcionam benefícios sociais e econômicos à população local.

A geração "millenium" tem três vezes mais chances de buscar e apoiar empresas de viagens comprometidas com o turismo sustentável quando comprada à "geração X". Os "baby boomers" vem em seguida, com a "geração Z" logo atrás.

Como um grupo combinado, Millennials, Geração X e Geração Z são os que lideram as tendências de viagem, e os consultores Virtuoso relatam que eles já representam mais de 80% dos clientes que têm maior probabilidade de reservar viagens que beneficiam as pessoas locais e ajudam a proteger o planeta.

"O turismo sustentável representa um movimento transformador e nosso objetivo continua sendo apoiar nossos parceiros de viagem em melhores práticas, desde salvar espécies ameaçadas até dar suporte a projetos de desenvolvimento comunitário em todo o mundo. Ao compartilhar essas histórias inspiradoras e educar os consultores Virtuoso e seus clientes sobre o impacto positivo de viajar em uma maneira mais consciente, estamos ajudando a promover as viagens como uma força do bem", disse Jessica Hall Upchurch, embaixadora de sustentabilidade do Virtuoso.

Os consultores Virtuoso também identificaram fatores de turismo sustentável que mais atraem seus clientes:

  • Redução de resíduos plásticos
  • Práticas ecológicas
  • Proteção da vida selvagem
  • Alimentação com mantimentos locais / dar suporte aos produtores locais
  • Apoio à comunidade
  • Bem-estar animal
  • Respeito a culturas diversas
  • Hospedagem em hotéis ecológicos
  • Conservação de recifes de corais
  • Proteção de lugares históricos

"A questão não é mais se os viajantes se preocupam em ajudar a tornar o mundo um lugar melhor como parte das férias. Eles realmente o fazem, como revela o Virtuoso 2018 Luxe Report. A verdadeira questão é como nós da indústria de viagens trabalhamos juntos para nos prepararmos para uma nova geração de viajantes que querem ter um impacto positivo nos lugares que visitam", afirmou Costas Christ, estrategista global de turismo sustentável do Virtuoso.

Enquanto o conhecimento sobre turismo sustentável aumenta entre os viajantes, o Virtuoso ajuda a construir esse debate por meio do evento anual Sustainability Summit, que conta com a participação de líderes do setor e tem como objetivo promover exemplos de melhores práticas entre empresas de viagens e educar agências membros, funcionários e consumidores.