Coluna Social
Compartilhar

RBPartitura

OSP apresenta ópera Freischütz e abre programação do 2º Festival de Ópera do Paraná.Montagem de Freischütz terá r..

Ruy Barrozo - 13 de novembro de 2016, 20:22

OSP apresenta ópera Freischütz e abre programação do 2º Festival de Ópera do Paraná.

StefanGeigerfotoFernandaCaastro

Montagem de Freischütz terá regência do maestro titular da OSP em 2016, Stefan Geiger, e participações de solistas convidados e do Coral Masculino Ottava Bassa.

A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob-regência de Stefan Geiger - maestro titular da OSP em 2016, apresentará nesse sábado, domingo e segunda, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão, a ópera Freischütz - O Franco Atirador, de Carl Maria Von Weber.

Ingressos R$20,00 e R$10,00.

Esta montagem abre a programação do 2º Festival de Ópera do Paraná que acontece até o dia 27 desse mês, nos auditórios Salvador de Ferrante - Guairinha, Glauco Flores de Sá Brito - mini, Capela Santa Maria, Paço da Liberdade e Casa Heitor Stockler de França.

concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná sob regencia do maestro alemão Stefan Geiger no Guairão-Curitiba - Paraná - BR em 13 03 16_Centro Cultural Teatro Guaíra_Imagem Karin van der Broocke

O 2º Festival de Ópera do Paraná é promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e Guaiaca Cultural.

Freischütz - esta montagem terá as participações de Ricardo Castro (tenor), Luciana Melamed (soprano), Axel Wolloscheck (barítono), Marcelo Dias (baixo), Ana Paula Machado (soprano), Norbert Steidl (barítono alto), Bruno Spadoni (baixo) e Lester Baldini (barítono).

Participação do Coral Masculino Ottava Bassa, sob a regência de Alexandre Mousquer, e participação da regente Helma Haller.

História

O compositor alemão Carl Maria Von Weber foi o primeiro a levar à ópera os motivos folclóricos germânicos, na lenda e na música.

O libreto da ópera Der Freischütz - O Livre ou O Franco Atirador é de autoria de Friedrich Kinde baseou-se num conto de Apel e Laun, do livro de contos fantasmagóricos Gespensterbuch.

A história de Der Freischütz, cujo título inicial era ‘A Noiva do Caçador’, tem semelhança com a lenda de Fausto, outro argumento nacional alemão de origem imemorial.

Em Freischütz, Fausto tentado pelo demônio é Max, o caçador, o guarda-florestal que, para ter direito de suceder ao chefe e casar-se com a filha dele, faz um pacto com Samiel, o Espírito Negro da Floresta, o próprio Satã.

Para este pacto, Samiel o fará vencer o concurso de tiro com projéteis infalíveis, resultado de magia.

A montagem da ópera Freischütz é uma realização do Centro Cultural Teatro Guaíra com apoio da Copel.

Festival de Ópera - de 16 a 27 de novembro acontecem récitas, seminário e cursos de temas ligados à ópera.

A programação inicia com o 1º Seminário Brasileiro de Canto, de 16 a 18, no miniauditório, das 9 às 12h, com entrada gratuita.

Nestes mesmos dias, no período da tarde, das 14h às 17h, será o curso para Coro Operístico, na sala 300, no prédio do Centro Cultural Teatro Guaíra - entrada pela Rua Amintas de Barros.

Entrada gratuita, mediante inscrição.ruy.barrozo