Pedro Ribeiro

 

Algumas nomeações – cotas para acomodar aliados de campanha – no governo Ratinho Junior (PSD) têm causado mal- estar junto à bancada de apoio na Assembleia Legislativa e ruídos no entorno do poder. Somam-se as indicações do apresentador Carlos Massa, o Ratão, que emplacou o secretário de Comunicação.

Informações especulam que o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva (PP), quer voltar à Casa Civil do governo, onde está instalado João Carlos Ortega, um dos protetores do “menino governador”.

A demora nas definições dos titulares das secretarias de Infraestrutura e Logística, Turismo e Justiça também provoca certo desconforto na base aliada, que considerou desnecessário o desgaste provocado nas nomeações revertidas na Secretaria da Mulher.

Uma das críticas que surgiu também nesta segunda-feira, 17, na Assembleia Legislativa e na órbita do Palácio Iguaçu, foi a ausência do governador Ratinho Júnior (PSD) no Fórum Econômico Mundial em Davos, onde compareceram os governadores de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e do Pará, Helder Barbalho (MDB).

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e Fernando Haddad (Fazenda) também bateram ponto na Suíça. “Era uma oportunidade de projeção internacional do Paraná, já que temos um estado de ponta, que mais cresce no país”, disse um deputado.

Os mesmos “críticos” dizem que Ratinho Junior deve deixar de lado o “amor pelo Bolsonaro” e procurar integração com a equipe do presidente Lula (PT) por entenderem que o Paraná precisa do governo federal para obras de infraestrutura, principalmente rodoviária, e para destravar as jóias da coroa do governador: as concessões do pedágio e da Ferroeste.

Quem está tirando proveito da situação é a oposição ao governador que promete não dar trégua e pretende rever, incluindo os projetos ambicionados por Ratinho Junior, até a venda da Copel. “Tudo que tem participação do governo federal e que vai contra os interesses dos paranaenses será revisto”, diz um deputado da oposição.