Tecnologia 5G é ativada em Curitiba nesta terça-feira

A quinta geração do serviço móvel tem conexão 100 vezes mais rápida do que o 4G; veja a lista de aparelhos compatíveis com o 5G.

A tecnologia 5G está disponível em Curitiba a partir desta terça-feira (16). A quinta geração do serviço móvel tem conexão 100 vezes mais rápida do que o 4G e, além da conexão mais rápida aos usuários, pode trazer benefícios para a sociedade na economia, educação, telemedicina e segurança pública.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), além de Curitiba as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, ativaram hoje o serviço em outras duas capitais: Goiânia/GO e Salvador/BA.

Ainda de acordo com o cronograma de ativação do serviço estabelecido pela Anatel, deverão estar aptas para receber o 5G até 29 de agosto as cidades de Florianópolis/SC, Palmas/TO, Rio de Janeiro/RJ e Vitória/ES. O 5G já está em operação nas cidades de Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, João Pessoa/PB, Porto Alegre/RS e São Paulo/SP.

5G em Curitiba e aparelhos compatíveis

A rede com a nova tecnologia está em implementação com a instalação de antenas na Capital. Além disso, há poucos modelos de aparelhos celulares disponíveis no mercado aptos a operar com o 5G, e com preços altos.

Uma das operadoras aptas a ofertar o 5G, a TIM informou que vai oferecer cobertura 5GStandalone em todos os 75 bairros de Curitiba, conectando mais de 85% da população com a nova tecnologia, a partir do lançamento comercial, que acontece hoje (16).

A cobertura da TIM na capital paranaense contará com 240 antenas até o fim do ano, sendo 210 já ativadas no lançamento, antecipando a evolução da demanda do mercado. O número de sites representa 10 vezes mais do que a obrigação mínima estabelecida pela Anatel para a cidade.

Além da Tim, também estão habilitadas a ofertar o serviço na Capital as empresas Claro, Ligga e Vivo.

Vale lembrar que em junho a Capital Curitiba recebeu testes que envolvem a tecnologia 5G por meio de uma luminária pública inteligente, que funciona como antena transmissora do sinal. O equipamento foi instalado na esquina da avenida Cândido de Abreu com a rua Lysimaco Ferreira da Costa, no bairro Centro Cívico.

A luminária e antena inteligentes vão oferecer a novidade para semáforos inteligentes e aplicações empresariais. “As redes de quinta geração são apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para a indústria 4.0 do Vale do Pinhão quanto para o processo de adoção de novos serviços de cidades inteligentes. Por isso, a importância de Curitiba participar do Conecta 5G e testar a tecnologia”, destacou à épica o prefeito Rafael Greca.