Coluna Social
Compartilhar

Tradição

Mateada da Integração é símbolo de união de diversas culturas.Encontro coloca em evidência a bebida que faz parte..

Ruy Barrozo - 04 de fevereiro de 2017, 21:39

Mateada da Integração é símbolo de união de diversas culturas.

!cid_image001_png@01D27D7E

Encontro coloca em evidência a bebida que faz parte da vida de muita gente, o mate.

O chimarrão está presente na maneira acolhedora de receber os visitantes e na forma autêntica de celebrar a vida e, foi justamente por este motivo, que Florianópolis foi à cidade escolhida para celebrar a convivência multicultural em pleno verão.

A cidade, durante a temporada, pode ser considerada a capital latino-americana, já que é referência de destino e ponto de encontro de brasileiros, argentinos, paraguaios, uruguaios, entre outras nacionalidades.

A tradicional “Mateada” do Clube do Mate Oficial – que já passou por diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina – será realizada agora na capital catarinense, neste sábado, a partir das 17h, no complexo Ilha Shopping, no Norte da Ilha de Florianópolis.

A entrada é gratuita e o estacionamento custa R$ 7,00.

O encontro é aberto ao público e, além de reunir muitos mateadores, irá arrecadar donativos ou alimentos não perecíveis a entidades locais, entre elas a Comunidade Cristã da Tapera, que atende mais de 50 famílias carentes.

Durante a Mateada também estão previstas manifestações artísticas e culturais entre elas o show do cantor Ricardo Portto e a apresentações das invernadas do CTG Os Praianos.

Além disso, a distribuição erva-mate e água/quente ou gelada será gratuita, basta levar a cuia e bomba.

Uma tradição que teve início com os índios paraguaios e faz parte da cultura do sul da América do Sul até os dias atuais, é o chimarrão ou mate.

No Rio Grande do Sul, então, é muito comum ver uma cuia passando de mão em mão.

Seja no trabalho ou nos momentos de lazer ele é companheiro fiel de um grande número de pessoas.ruy.barrozo