Coluna Social
Compartilhar

Yankatu apresenta banco Tribos

Peça representa o resgate das tradições e cultura do artesanato nacional.A Yankatu, marca de mobiliário assinado ..

Ruy Barrozo - 22 de junho de 2016, 00:08

Peça representa o resgate das tradições e cultura do artesanato nacional.

Banco_Tribos_(1)-baixa160617_130056

A Yankatu, marca de mobiliário assinado com alma, mergulhou na cultura indígena para criar o banco Tribos, que traz o conceito dos trabalhos de entalhe das cuias e das bandoleiras e colares feitos com sementes nativas, evocando a cultura do artesanato rústico.

Inspirado no grafismo dos índios da tribo Tapirapé, detalhes foram esculpidos manualmente nos pés do móvel, enquanto os pingentes são feitos pelos índios da tribo Nambiquaras com sementes de inajá, casca de coco tucum e detalhe claro de casca de caramujos.

A designer Maria Fernanda Paes de Barros, que assina a peça, retrata em suas criações a busca pessoal pelas raízes brasileiras, o encontro da natureza, do design e da história nacional, em um mergulho pela beleza pura e simples de formas, nuances e cultura características do Brasil.

O banco Tribos é executado em madeira de Imbuia e mede 200 x 45 x 44 cm, o que acomoda tranquilamente os convidados durante um encontro, além de poder ser também utilizado como aparador baixo.

Os veios impressos pela natureza tornam o móvel marcante e exclusivo – uma vez que cada madeira apresenta padrões e desenhos únicos.

Sobre a Yankatu

Idealizada pela designer Maria Fernanda Paes de Barros, a Yankatu traz mobiliário de design com alma e tem como premissa revelar histórias, passar o valor da cultura nacional e ressaltar o respeito ao meio ambiente.

São peças que fogem de modismos, desenhadas livremente para perdurar na vida das pessoas por gerações, para toda uma vida.

Os móveis trazem trabalhos de artesanato rudimentar, tecelagem manual, marcenaria artesanal e sustentabilidade estética e afetiva, na qual o processo produtivo procura dar ênfase a métodos não nocivos ao meio ambiente.

O trabalho executado une a tradição das técnicas artesanais ao desenvolvimento tecnológico e dá vida aos projetos criados com real envolvimento, dedicação, coração, alma e qualidade.

É o encanto para além do objeto, a alegria de viver para sempre, design com identidade e alma.

Yankatu - www.yankatu.com.br.

Instagram: @_yankatu_ruy.barrozo