Finalmente acabou: Londrina é campeão do Paranaense

 Teve fim o mais longo Campeonato Paranaense da história. Foram 228 dias desde a estreia, vitória do Cianort..

Vinicius Cordeiro - 13 de outubro de 2021, 17:51

(Ricardo Chicarelli/Londrina EC)
(Ricardo Chicarelli/Londrina EC)

 

Teve fim o mais longo Campeonato Paranaense da história. Foram 228 dias desde a estreia, vitória do Cianorte sobre o Athletico, até a final disputada hoje, consagrando o quinto título do Londrina. No fim das contas, sobrou emoção na disputa por pênaltis. Salatiel falhou, mas o Tubarão acabou vitorioso pelo poder de decisão de Victor Daniel e, claro, os erros de Willian Simões e Carlinhos. O resultado, na verdade, não recompensa quem levou a competição a sério.

Para se ter noção, o técnico Márcio Fernandes  nem sequer viajou para a decisão. O Londrina preferiu poupar até alguns jogadores para a sequência da Série B, já que o time luta contra o rebaixamento para a C. Do outro lado, o FC Cascavel encerra a temporada com a eliminação frustrante e precoce na Série D. Logo chegará tempos de glória para a Serpente, que terminou o Estadual sem perder nenhum confronto.

Uma equipe campeã que não mostrou força máxima aponta o quão desprezível foi essa edição do Campeonato Paranaense. Não custa lembrar: a primeira rodada foi marcada por uma série de adiamentos dos jogos por pedido do Ministério Público.

A novela se estendeu por alguns motivos, como a Federação não ter entrado em acordo com as autoridades responsáveis por gerir a pandemia. Não que os órgãos tenham sido impecáveis, mas era de extrema importância não atuar em cidades cujos hospitais não tinham mais vagas - o que vimos acontecer em Cianorte, por exemplo.

Todo o contexto interferiu (e muito) a qualidade de todo o Estadual. O futebol das equipes, que já não prometia muito, foi pior do que esperado em gramados sem qualquer capacidade de sediar uma peleja.

Até a Rede Massa, que obteve os direitos de transmissão, sofreu. A afiliada do SBT no Paraná não conseguiu liberação de rede para diversos jogos. O Campeonato Paranaense, além de obsoleto com uma primeira fase esdrúxula, ficou no escuro.

Já passou da hora dos Estaduais se reinventarem. Todo mundo sabe que o calendário do futebol brasileiro é uma zona por causa deles, mas infelizmente ainda não vemos nenhum passo para evolução.

Parabéns ao Londrina, pentacampeão.

CLUBES COM MAIS TÍTULOS DO CAMPEONATO PARANAENSE

  • Coritiba - 38
  • Athletico - 26
  • Ferroviário - 8
  • Paraná Clube - 7
  • Britânia - 7
  • Londrina - 5