democracia
Compartilhar

2ª Coletânea da Democracia traduz obras internacionais de ciência política e teoria democrática

Na última terça-feira (9), o sociólogo Larry Diamond esteve em Curitiba para o lançamento da 2ª Coletânea da Democracia,..

Jordana Martinez - 10 de maio de 2017, 16:05

O sociólogo Larry Diamond com Mariana Malucelli Sperandio, diretora Instituto Joel Malucelli. [foto: divulgação]
O sociólogo Larry Diamond com Mariana Malucelli Sperandio, diretora Instituto Joel Malucelli. [foto: divulgação]

Na última terça-feira (9), o sociólogo Larry Diamond esteve em Curitiba para o lançamento da 2ª Coletânea da Democracia, que reúne importantes obras das áreas de ciência política e teoria democrática. O evento teve o apoio do Instituto Joel Malucelli.

ANÚNCIO

Com textos assinados por grandes nomes internacionais, como Ernest Wolfgan Böckenförde, Gene Sharp, Giovanni Sartori e Larry Diamond, a obra produzida Instituto Atuação – organização apartidária, sem fins lucrativos de pesquisa, estratégia e articulação com foco em participação política, transparência pública e cultura democrática –, tem o objetivo de propagar conceitos chaves sobre o assunto, buscando criar alicerces comuns e fortalecer a cultura democrática no Brasil.

Durante o lançamento, o especialista em democracia e docente da Universidade de Stanford apresentou o conteúdo de seu livro, que consiste em uma seleção de artigos como a definição e qualidade da democracia, aspectos particulares como accountability, estado de direito, eleições e questões atuais como “recessão democrática”, regimes híbridos e efeitos da tecnologia.

A 2ª Coletânea da Democracia possui financiamento Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Rouanet, e traz, de maneira pioneira para a língua portuguesa, textos internacionalmente reconhecidos e de grande impacto. Serão quatro livros: “Para entender a Democracia”, de Larry Diamond; “O Antigolpe”, de Gene Sharp e Bruce Jenkins; “Estado de Direito e Democracia”, de Ernst W. Böckenförde; e “O Que é Democracia?”, de Giovanni Sartori.