Coluna Social
Compartilhar

Nova apresentação

Nesta quinta e sexta-feira, às 20h, acontece no Cine Guarani mais duas apresentações do documentário "Canal do Varadouro..

Ruy Barrozo - 30 de junho de 2016, 09:06

Nesta quinta e sexta-feira, às 20h, acontece no Cine Guarani mais duas apresentações do documentário "Canal do Varadouro: História, Cultura e Natureza".

ANÚNCIO

A iniciativa foi da empresa curitibana GPR Vídeos, que tem à frente os sócios Paulo Roberto Macedo Junior e Pedro Cesar Prosdócimo.

O documentário foi possível graças à ideia e esforço dos sócios e com o apoio da Lei Rouanet.

"Depois de três anos entre ideia, produção e finalização, estamos muito felizes em poder lançar esse trabalho. Afinal, esse documentário vem mostrar os principais aspectos históricos, culturais e ambientais de uma região muito importante e ainda pouco conhecida", diz Paulo Roberto Macedo Jr.

ANÚNCIO

Aberto artificialmente pelo homem, o Canal do Varadouro, localizado em um antigo istmo que levava o mesmo nome, no estuário do Lagamar, na Mata Atlântica paranaense, foi uma exigência muito antiga de moradores e comerciantes das cidades de Paranaguá, no Paraná, e Cananéia, em São Paulo, que necessitavam dessa via de acesso, no século XVIII, para o transporte de produtos e passageiros.

Informalmente, o Canal começou a ser aberto por moradores locais com pás e enxadas em meados de 1820.

Mas só mais tarde, sob análise dos governantes, as obras de construção do Canal tiveram início de verdade em 1950 e foram até 1958.

Vale ressaltar que estamos falando de aproximadamente 6 km de extensão.

Sua abertura originou a Ilha artificial de Superagui, onde hoje se localiza o Parque Nacional e um dos cinco mais importantes ecossistemas do planeta. Embora exista um projeto do governo para a reativação da linha fluvial de transporte de passageiros e este esteja paralisado, atualmente o Canal do Varadouro é utilizado para fins turísticos e esportivos, fator que contribui para a preservação ambiental e a sustentabilidade dos moradores da região.ruy.barrozo