Coluna Social
Compartilhar

RB Filantropia

Projeto Casa dos Sentidos sobre autismo será lançado a empresárias com apoio da BPW CWB.Com o apoio da BPW CWB – ..

Ruy Barrozo - 10 de maio de 2017, 22:05

Projeto Casa dos Sentidos sobre autismo será lançado a empresárias com apoio da BPW CWB.

ANÚNCIO

Com o apoio da BPW CWB – Business Professional Women, o projeto Casa dos Sentidos, uma experiência sensorial inédita que retrata o universo de crianças autistas por meio da arte, será lançado para empresárias pela Montenegro Produções Culturais nesta quarta-feira, às 19 horas, na Galeria Zilda Fraletti.

Alison Mazza Lubascher_foto de Priscilla Fiedler

Segundo a presidente da BPW CWB, Alison Mazza Lubascher (foto), é um trabalho de conscientização da população sobre os diversos níveis existentes de autismo.

ANÚNCIO

A Casa dos Sentidos está prevista para ser construída no segundo semestre de 2018 na praça central de eventos do ParkShopping Barigui.

Trata-se de uma construção cenográfica de uma casa estruturada como instalação de arte de 120 metros, com seus espaços internos concebidos a partir das impressões de crianças autistas e releituras artísticas.

A casa terá quatro cômodos e uma área externa.

O projeto tem a coordenação geral de Carolina Montenegro, que é também diretora da Montenegro Produções Culturais; produção executiva de Sílvia Yokowama; e pesquisa de Sueli Vieira.

Numa primeira fase do projeto, serão realizadas 25 oficinas de criatividade com grupos de 10 crianças autistas, orientadas por especialistas, monitores e artistas.

As crianças serão convidadas a participarem de dinâmicas por meio de aulas de contação de história, pintura, ilustração, cerâmica e fotografia.

A União de Pais pelo Autismo UPPA será responsável pela indicação de crianças, bem como da orientação aos pais sobre o trabalho desenvolvido.

Na segunda fase, um coletivo de artistas, designers e arquitetos serão convidados para trabalhar releituras dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças de forma a criar representações artísticas e funcionais que simbolizem o universo deste público por meio da construção da casa cenográfica.

Os artistas convidados para esta fase são: Sandra Hiramoto (visão), Guilherme Zawadzski (paladar), André Coelho (audição), Danielle Carazzai (tato), Paulo Auma (desenvolvimento da área externa da casa) e Ricardo Alberti (desenvolvimento da Casa dos Sentidos).

"A Casa dos Sentidos é um projeto que trabalha a arte enquanto agente transformador. É a primeira vez em que artistas e crianças autistas trocam suas impressões sobre o mundo e transferem todo esse conhecimento para dentro de uma casa sensorial. Esse intercâmbio trará inspirações únicas para todos que participam da iniciativa", avalia Carolina Montenegro.ruy.barrozo