Coluna Social
Compartilhar

RB| Homens ao mar

1º Fórum Náutico discute potencial do litoral paranaense.Evento gratuito acontece nesta sexta-feira e faz parte d..

Ruy Barrozo - 29 de junho de 2018, 02:06

1º Fórum Náutico discute potencial do litoral paranaense.

ANÚNCIO

Evento gratuito acontece nesta sexta-feira e faz parte da programação do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica de Guaratuba.

Dentro da programação do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica, em Guaratuba, que acontece de 28 a 30 de junho de 2018, no Iate Clube de Guaratuba, haverá o 1º Fórum Náutico do Litoral do Paraná.

ANÚNCIO

O fórum será nesta sexta-feira.

Serão discutidos temas como a economia náutica do Paraná, projetos de desenvolvimento do turismo da região e o potencial dos esportes náuticos no litoral paranaense e conservação dos oceanos.

A entrada é franca.

Dentre os participantes do Fórum, destaque para as presenças do Ronaldo Basílio e de Sergio Laus.

“O Ronaldo é o CEO da Westrec Marinas na América Latina, uma das maiores operadoras de marinas do mundo, atua com implantação e desenvolvimento de projetos de Marinas na América Latina, e é proprietário de algumas marinas no Brasil. Já o Sergio Laus é surfista profissional, recordista mundial de surf na Pororoca e também produz um programa do canal OFF na Globosat”, detalha Rafael Andreguetto, diretor executivo Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná ADETUR Litoral.

O fórum é realizado pela ADETUR Litoral em parceria com a Loba do Mar Eventos, organizadora do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica de Guaratuba, e conta como apoio do SEBRAE/PR.

“Como o SEBRAE PR atua de forma territorial com o intuito de alavancar as vocações de determinadas localidades, o apoio à realização do 1º Fórum Náutico do Litoral está alinhado à estratégia do SEBRAE de fomentar a criação e/ou fortalecimento de espaços de diálogos com o intuito de debater o desenvolvimento da economia náutica no Litoral”, explica Caren Santos, gestora dos Projetos de Turismo no Litoral do SEBRAE/PR.

De acordo com estudo realizado pelo SEBRAE/PR em 2017 sobre a Economia Náutica do Litoral, o Paraná possui a 5ª maior frota de embarcações do país, sendo que no Litoral há, atualmente, entorno de 52 marinas, iates clubes e garagens náuticas instaladas.

Embora os números da oferta sejam expressivos, há oportunidades para os empreendedores de micro e pequenas empresas nesta cadeia, ampliando a oferta de passeios náuticos e de atividades relacionadas aos esportes aquáticos, de prestadores de serviço especializados e de comércio de produtos e acessórios relacionados ao segmento náutico e de pesca, bem como a realização de eventos.

Além disso, o desenvolvimento da economia náutica tem potencialidade de impactar diretamente em outros segmentos característicos do turismo, como a hotelaria e a gastronomia.

De acordo com gestora de projetos, eventos como Festival podem ser considerados uma importante estratégia para ampliar a oferta turística durante o ano.

“Por isso é fundamental que o calendário do Litoral seja estruturado conjuntamente entre os municípios e tenha envolvimento da iniciativa privada, com intuito de agregar valor aos serviços e produtos turísticos ofertados”, lembra.