Coluna Social
Compartilhar

RB Para casa

Vista Alegre recebe dois Red Dot Design Awards 2017.Coleções ‘Calçada Portuguesa’ e ‘Carrara’ foram premiadas na ..

Ruy Barrozo - 13 de maio de 2017, 09:05

Vista Alegre recebe dois Red Dot Design Awards 2017.

ANÚNCIO

Coleções ‘Calçada Portuguesa’ e ‘Carrara’ foram premiadas na mais importante competição internacional de Design de Produto.

reddot170511_161303

 

ANÚNCIO

Vista Alegre - marca referência na produção de louças e peças de decoração em porcelana, cristal e vidro, reconhecida por trabalhar em parceria com grandes nomes do design contemporâneo, pintura, escultura, arquitetura e literatura, recebeu importante distinção em Design de Produto. ‘Carrara’ e ‘Calçada Portuguesa’ conquistaram o júri do Red Dot Award: Product Design 2017, o mais prestigiado prêmio de design internacional.

Criado pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen – a entidade europeia líder na promoção do design – o Red Dot Design Award recebe cerca de 17.000 candidaturas por ano e é uma das mais respeitadas competições de design no mundo.

O selo “Red Dot” simboliza a excelência e a qualidade e é um rótulo almejado pelas grandes marcas internacionais.

Nesta edição foram avaliadas 5.000 inscrições, vindas de 54 países, e o júri internacional Red Dot Award, composto por 39 profissionais da área do design, concedeu o tão desejado selo de qualidade a dois produtos da Vista Alegre Atlantis.

Criadas por artistas que integraram o do IDPpool – o projeto da Vista Alegre que acolhe jovens criativos de todo o mundo, em equipas criativas na fábrica em Ílhavo –, ‘Carrara’ e ‘Calçada Portuguesa’ comprovam a capacidade de reinvenção da Vista Alegre, uma marca centenária que se tornou global e faz uma aposta contínua em projetos de colaboração artística com designers de todo o mundo.

‘Carrara’, de autoria da francesa Coline Le Corre, é uma coleção marcada pelo encontro entre a porcelana e os desenhos inspirados no nobre mármore Carrara, uma pedra natural de origem italiana, numa abordagem geométrica muito refinada, criando a ilusão que cada peça do conjunto pode transformar-se em outra.

A coleção é composta por um serviço de mesa, um de chá e um de café. ‘Carrara’ tinha já recebido, este ano, o German Design Award, prêmio atribuído pelo Conselho Alemão do Design, entidade que assinala há seis décadas o que de melhor se faz no mundo na disciplina do design de produto.

‘Calçada Portuguesa’, criada pela designer brasileira Manoela Medeiros, é uma coleção inspirada nos motivos da calçada portuguesa, homenageando assim a cidade de Lisboa.

Traçando quatro percursos emblemáticos pela capital, o conjunto reproduz, com precisão e criatividade, o rendilhado a preto e branco que está na base dos mais refinados padrões, evocando simultaneamente a sua textura e relevo.

A coleção é composta por um conjunto de quatro xícaras de café, quatro pratos de sobremesa, um açucareiro, uma bandeja para tortas e um prato de bolo com pé grande.ruy.barrozo