RB| Política

Ruy Barrozo

I Rodada Barômetro ABRIG-IPE e as expectativas dos brasileiros em relação ao governo Bolsonaro.

A construção de Políticas Públicas que atendam de fato o interesse da maioria da população é a principal preocupação dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais – RIG que atuam hoje no país.

Sendo assim, surgiu à ideia da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG de buscar uma parceria com o Instituto de Pesquisas & Estratégias – IPE para divulgar pesquisas trimestrais avaliando expectativas e desempenho das Políticas Públicas que estão sendo discutidas e implementadas no Brasil.

Esse material servirá de termômetro não só para os profissionais de RIG, como para os gestores públicos que assumiram seus novos postos no último dia 1º de janeiro com a posse do presidente Jair Bolsonaro e seus 22 ministros.


A I Rodada do Barômetro ABRIG-IPE dá início a uma série de pesquisas telefônicas e retrata a expectativa de brasileiros e brasileiras – com 16 anos de idade ou mais, das cinco regiões do país, com diferentes graus de instrução e ideologias assumidas – em relação ao novo governo.

A pesquisa revela que 49% dos entrevistados acreditam que o governo vai resolver os principais problemas do país.

Se tomarmos como referência o voto de 39,2% do eleitorado total que o presidente Bolsonaro obteve, infere-se que 50% da população confia no futuro governo, o que incluiria até quem não votou em Bolsonaro.

Mais da metade da população do país acredita que Bolsonaro fará um governo ótimo (29%) ou bom (27%).

Se somarmos os 22% que esperam uma gestão regular (22%), a expectativa positiva alcança 78% da população.

O Barômetro ABRIG-IPE aponta que o combate à corrupção figura entre os cinco temas que os brasileiros gostariam que fossem priorizados pelo governo Bolsonaro, ficando atrás apenas de saúde, educação, segurança e geração de empregos.

“A ABRIG, em sintonia com a maioria dos brasileiros, aproveita para se manifestar que trabalhará para que os anseios da população sejam alcançados e contribuirá com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, no tocante ao combate à corrupção”, afirma o presidente da Associação, Guilherme Cunha Costa.

Embora já tenha sido identificada pela equipe econômica do ministro Paulo Guedes como assunto número um para os 100 primeiros dias de governo, a Reforma da Previdência foi lembrada por 2% dos entrevistados, demonstrando a necessidade do governo de sensibilizar a população para esse importante tema.

A pesquisa também traz um corte regional sobre as prioridades dos brasileiros de acordo com sua respectiva realidade local.

Os mais otimistas em relação ao governo Bolsonaro estão no Norte (67%) e os mais desconfiados estão no Nordeste (40%).

Sobre a imagem das instituições, apenas 19% dos entrevistados aprovam o trabalho do Congresso Nacional e 29% aprovam o Judiciário.

Os índices baixos demonstram o desafio desses poderes em responder a expectativa da população. A II Rodada do Barômetro ABRIG-IPE será divulgada em março em mesa redonda com analistas políticos convidados.

Post anteriorPróximo post
Ruy Barrozo
RUY BARROZO Ruy Barrozo é jornalista e publicitário, diretor da empresa Ruy Barrozo Comunicação e Marketing e promoter de grandes eventos. É colunista online do Paraná Portal, da revista Diference e do jornal Indústria & Comércio.