
Baladas de Quarta
Ruy Barrozo
31 de agosto de 2016, 11:57
O programa atua em defesa dos direitos da criança e do adolescente.O primeiro programa no Brasil a prestar atendi..
Ruy Barrozo - 31 de agosto de 2016, 11:08
O programa atua em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
ANÚNCIO
O primeiro programa no Brasil a prestar atendimento especializado e interdisciplinar a crianças e adolescentes, vítimas de violência grave ou gravíssima, ganhará sede própria.
Logo mais, às 15h, será inaugurada a casa do Programa Dedica – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Rua General Carneiro 95, Alto da Glória.
ANÚNCIO
O imóvel foi adquirido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, gestora do programa, com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência, deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA, por meio do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente.
Até então, um grupo de profissionais especializados, liderados pela Dra. Luci Pfeiffer, pediatra e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, atendeu voluntariamente dentro da estrutura do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, uma vez na semana, crianças e adolescentes vitimados. De acordo com a médica, a demanda reprimida sempre foi grande nas varas de crimes contra a Infância e a Adolescência e há um número expressivo de processos sem solução.
“Depois de um intenso trabalho de aglutinação de forças, liderados pelo presidente da Associação dos Amigos do HC, Dr. Euclides Scalco, o trabalho será realizado de forma profissional e integrada, entre os Amigos do HC e o Complexo Hospital de Clínicas, que já instituiu, em sua estrutura, o Programa PróPiá”, conta Maria Elisa Paciornik, diretora superintendente executiva da Associação.
Participam ainda o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça do Paraná, as secretarias de Estado da Educação, da Saúde, da Família e do Desenvolvimento Social, da Segurança Pública e Administração Penitenciária. A Prefeitura de Curitiba será representada pela Fundação de Ação Social FAS e pelas secretarias municipais de Educação e Saúde.
O corpo de profissionais que atuará na nova sede contará com pediatras, psicólogos, psiquiatra, psicanalista, assistente social e enfermeiros.
A expectativa é de 40 atendimentos por dia.
Outro vetor importante do programa é a formação de pessoal.
Por meio da Universidade Federal do Paraná, os alunos de Medicina, Psicologia, Direito, Enfermagem, entre outros, contarão com grade específica sobre o tema no currículo.
Residentes do HC também passarão pelo Programa.
O Dedica propiciará ainda cursos para professores, atendentes de creches, e de Centros de atendimento social e de Esportes, de forma que os responsáveis se capacitem para detectar sintomas nas crianças sob seus cuidados.ruy.barrozo