Atrás da árvore…

João Marcos


Não encontrei ainda uma explicação pelo meu gosto de fotografar as árvores… Tenho algumas dezenas delas nos meus arquivos. Árvores grandes, frondosas, arbustos, decorativas, nativas, exóticas… Enfim, árvores! Tenho buscado explicação mas não encontro.Talvez porque delineiam bem o ciclo da vida… Da semente germinam e crescem as folhas que lhes dão vida, no outono caducam, seus galhos se desnudam, passam o inverno de luto… Floreiam na primavera, se recompõem no verão e iniciam um novo ciclo! O passaredo na galharada gorjeia, canta e encanta, saltita, belisca seus frutos, dando- lhes um colorido especial e a merecida sombra para quem merece… Sempre estão dispostas olhando para o céu, para o sol, para a lua… Enfrentam os ventos , chuvas, não reclamam.. Suas características são como as impressões digitais, nenhuma é igual à outra.Parecidas, mas não iguais. Pela sua importância e multifuncionalidade são símbolos de muitas coisas. Possuem hino, inspiram poetas, enfeitam o Natal, são motivos de versos, músicas, servem de gíria também quando dizem “o cara é mais grosso que um pinheiro”, e até frases reflexivas como “sê como o sândalo, que perfuma o machado que lhe fere”, e por aí vai… O pinheiro altaneiro é árvore símbolo do nosso estado, assinatura do Paraná! Tantas árvores que viram uma floresta!

Mas ainda não sei exatamente, por que esta fixação em fotografá-las!
Comentei isto com o Emilinho. Poderia ter a resposta que eu buscava… Falei que talvez fosse porque dos lados ou dos ângulos que se olhe, não possuem frente ou verso.
Vi que o Emílio ficou pensativo…
Reforcei:

– Elas não têm frente e nem trás.

Perspicazmente ele saiu com esta:

– Não se equivoque. As árvores têm sim, a parte da frente e a parte de trás…
– Como assim?

E ouvi:

– Veja onde tiver um monte de bosta… ele estará sempre atrás da árvore.
– Tem razão!

Crônicas recomendadas: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”! ; O aroma da laranjeira
Curta, compartilhe e siga-me no Facebook
Curta a página da editora Mérula

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="557162" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]