Sorria! Você está sendo filmado!

João Marcos

Hoje eu vi no Supermercado… Entretanto, por vários lugares por onde passamos encontramos sempre uma plaquinha escrita: “Sorria! Você está sendo filmado”. Você já reparou que não atendemos ao apelo? Que coisa!
Mas o que é um sorriso? Bem… pode ser um estado de espírito que demonstra o nosso momento, não? Só sei que o sorriso vem do interior da alma de quem sorri. Uns mais facilmente. Outros menos.
Pensando bem, é uma delícia receber um sorriso. É um bálsamo pra quem recebe! E para quem oferta também! É igual um abraço e bem menos complicado, até porque, não precisamos estar próximos para ofertá-lo ou recebê-lo. O sorriso é tão mágico que o percebemos até pelo telefone. Incrível!
Se existe até placa implorando um sorriso é porque ele está deficitário mesmo. Fico imaginando o quanto somos carentes dele, tanto para distribuir quanto para receber.
Há muitas mulheres que não precisam de batom quando possuem um sorriso amável! O amor no coração e a paz interior se exteriorizam espontaneamente. São lábios com sorriso carmim, rosa, vermelho…
Desejos se escondem através de um sorriso maroto! É inebriante! Provocador e malicioso! Uau!!!
O deboche, a arrogância, a ironia, a indiferença e outros adjetivos do gênero, também são transferidos pelo sorriso.  E o sorriso sarcástico? Nem deveria ser chamado de sorriso.
Se a gente não está bem não adianta se esconder atrás dele. É um sorriso amarelo ou um falso sorriso. Nem sempre o sorriso que se carrega é o sorriso que se leva.
O cantor Jair Rodrigues e a porta-bandeira da escola de samba Beija-Flor, Selminha Sorriso, têm no sorriso suas marcas registradas. Minha neta Laurinha, também. Por vezes me refiro a ela como “Laurinha Sorriso”! Tem um sorriso caramelizado e doce. A netinha Caterina, já nasceu sorrindo. Distribui sorriso a todos e a tudo, vaporiza pingentes de sorriso angelical por toda a parte. Recebo seu sorriso como uma bênção! Acho que são coisas de avô, mas é verdade!

Tem também uma cidade próspera no Mato Grosso com o nome Sorriso! Deve ser uma cidade alegre e sorridente! O sorriso é universal e compreendido por todos os idiomas!
Ah! Tem um velho ditado que diz: “Mais triste do que um sorriso triste, é a tristeza de não saber sorrir”.
Enfim, sorria para todo mundo, mas não o dê a ninguém. Ele é só seu!
A câmera está escondida, então…

“Sorria! Você está sendo filmado”.

Desejo um 2018 de sorrisos a todos!


Crônicas recomendadas: É Natal! ; Um fim de tarde de dezembro…
Curta, compartilhe e siga-me no Facebook
Curta a página da editora Mérula

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook