A construção da Ferrovia da Serra do Mar no século dezenove

José Wille


Uma das maiores realizações da engenharia brasileira foi a construção da ferrovia entre Curitiba e o Litoral do Paraná, no século dezenove. Esta ferrovia era uma prioridade para e Paraná.   Em grande parte dos estados brasileiros, a capital ficava a beira mar.  E isso facilitava o acesso por navios , quando as estradas ainda não existiam. Mas em Curitiba a situação era muito diferente. A cidade ficava distante dos portos, separada por uma grande serra, e ainda a cerca de 930 metros de altitude. Tudo isso isolava Curitiba do resto do brasil. E impedia o desenvolvimento paranaense.

 

Vídeo produzido com apoio desta coluna para a TV Band Paraná sobre a construção da ferrovia.

Clique aqui  para encontrar outras publicações desta coluna.

Aqui está o grupo Memória de Curitiba, criado por esta coluna.

Aqui está o grupo “Memória do Trem no Brasil”.

E aqui está o grupo de memória sobre a Serra do Mar.

 

Clique aqui para conhecer o grupo Memória Paranaense, criado por este portal no Facebook. Ao abrir a página, clique em “participar do grupo”. E ajude a preservar esta história.

Aqui está o grupo de fotos atuais de todas as cidades do Paraná.

E aqui está a lista dos principais grupos de fotos antigas das cidades do Paraná, criados ou catalogados por esta coluna. Abra a página, clique em cima do nome da cidade escolhida, e depois de abrir a página, clique em “participar do grupo”. E ajude a contar a história de sua cidade, preservando fatos antigos e fotos. São todos grupos exclusivamente de fotos e vídeos antigos, não possibilitando a publicação de temas como política, religião, comercial, e outros assuntos fora do objetivo principal.

Contato com José Wille

 

 

jose.wille

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="735957" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]