A história da construção da Ferrovia da Serra do Mar no século dezenove
Uma das maiores realizações da engenharia brasileira foi a construção da ferrovia entre Curitiba e o Litoral do Paraná, ..
Vídeo produzido com apoio desta coluna para a TV Band Paraná sobre a construção da ferrovia
Os produtos importados, ou a produção paranaense que iria ser exportada, tinham que percorrer trechos muito difíceis e perigosos através da serra. Por muito tempo só caravanas, com o uso de animais, passavam pelo caminho da serra, com muita lentidão. O início do ciclo de produção do mate no Paraná impulsionou a ideia de construir a ferrovia, ligando a capital ao porto, e facilitando o comércio.
Finalmente o trabalho começou em um projeto muito avançado para a época, que foi apresentado pelos irmãos André Rebouças, Antônio Pereira Rebouças Filho e José Rebouças. Até hoje esta construção é admirada pelo grande desafio para a engenharia, e a dificuldade da execução , em uma época de trabalho braçal.
As doenças, animais selvagens e os riscos do trabalho na serra, foram os maiores obstáculos. A inauguração foi no ano de 1885. E até hoje a ferrovia é o principal meio de transporte da produção do Paraná para a exportação. A nova estrada deu um grande impulso ao desenvolvimento do estado. Curitiba, que era apenas uma vila isolada, passou a ter contato com o resto do Brasil .
E o Paraná ganhou expressão e riqueza com as exportações, primeiro do mate, depois a madeira, o café, e hoje com a grande produção agrícola, e com os produtos industrializados. O esforço dos engenheiros e trabalhadores, tornou possível fazer a mais importante obra da história, para Curitiba e o Paraná.
Hoje não há mais trens de passageiros no trecho entre Curitiba e o Litoral. Agora são apenas trens de carga. Mas um dos maiores trens de turismo do Brasil ainda utiliza a antiga ferrovia. O serviço e mantido pela concessionaria Serra Verde Express. E é uma das maiores opções de turismo do Paraná.
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