(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

A história do Autódromo Internacional no Paraná

Antes da existência de um local próprio, as competições de velocidade em Curitiba eram em locais improvisados, co..

Antes da existência de um local próprio, as competições de velocidade em Curitiba eram em locais improvisados, como a BR 116. O autódromo só começou a ser construído no ano de 1965, terminando em 1967, quando o local ainda estava dentro da área do município da capital. E por isso era conhecido conhecido como Autódromo de Curitiba. A cidade de Pinhais só surgiu em 1992, e a partir daí a região do autódromo passou a integrar o novo município.

Veja a história neste vídeo. A produção foi da TV Band Paraná, com apoio desta coluna.

 

A história do Autódromo Internacional.

Inicialmente era um circuito oval, de 3 curvas, e quase 3 quilômetros de extensão. E era usado para competições de automobilismo, motociclismo e ciclismo. E teve ainda outros nomes, como Autódromo de Pinhais,  e depois Circuito Raul Boesel, nome de um piloto curitibano.  Em 1995 o empresário Jauvenal de Oms, conhecido como Peteco, falecido recentemente, investiu R$ 13 milhões em reformas e modernização do autódromo.

A partir desta época, começaram as provas de várias categorias de velocidade nacionais, como a Fórmula Truck, Copa Turismo, Pick Up, Stock Car, Campeonato Paranaense de Arrancada, Campeonato de Moto Velocidade e Copa Turismo. O autódromo ficou conhecido no Brasil. E por algum tempo, foi considerado o circuito brasileiro mais moderno, e com melhor estrutura, depois de Interlagos. E estava dentro dos padrões da Federação Internacional de Automobilismo.

As dificuldades começaram em 2010, quando já tinha o nome de Autódromo internacional de Curitiba. E até se falou em sua extinção. Por volta de 2016, empreendedores do setor de imóveis, estavam interessados na área, para construir um grande empreendimento na Região Metropolitana de Curitiba. Com a falta de apoio das entidades esportivas, para poder comprar o terreno, o local foi negociado para a construção de um condomínio residencial, e outro comercial. Mas  finalmente houve a confirmação de que o autódromo não ia mais ser fechado,  podendo manter as suas competições por tempo indeterminado.

 

Clique aqui  para encontrar outras publicações desta coluna.

Clique aqui para conhecer o grupo Memória Paranaense, criado por este portal no Facebook. Ao abrir a página, clique em “participar do grupo”. E ajude a preservar esta história.

Aqui está o grupo Memória de Curitiba, criado por esta coluna.

Aqui está o grupo de fotos atuais de todas as cidades do Paraná.

E aqui está a lista dos principais grupos de fotos antigas das cidades do Paraná, criados ou catalogados por esta coluna. Abra a página, clique em cima do nome da cidade escolhida, e depois de abrir a página, clique em “participar do grupo”. E ajude a contar a história de sua cidade, preservando fatos antigos e fotos. São todos grupos exclusivamente de fotos e vídeos antigos, não possibilitando a publicação de temas como política, religião, comercial, e outros assuntos fora do objetivo principal.

Contato com José Wille