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A travessia da baía de Guaratuba pelo sistema de “ferry boat” foi implantado em 1960, para atender a Guaratuba. Antes o acesso era muito precário. Era preciso dar a volta por Garuva, no território catarinense, usando uma estradinha de terra que ficava intransitável quando chovia. E de Garuva a Curitiba, o acesso era pela até hoje perigosa, BR 376.
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Outra opção, mais rápida, era fazer a travessia de barcos, operado por pequenas lanchas da “Empresa Balneária”. Quando foi inaugurado, o trajeto virou uma atração turística. A travessia passou a ser feita por um barco de madeira, capaz de transportar 12 carros e 100 pessoas. O primeiro barco foi construído pelo imigrante português, João Lopes Rodrigues, com motor e material doado pelo Estado.
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Em 1966, o barco foi substituído por um ferry boat, chamado “Iguassu”, que tinha capacidade para 20 veículos. Depois vieram as embarcações “Tibagi” e “Ivaí”, com capacidade para 24 carros. E em 1981 entrou em operação a “Guaraguaçu”, já com capacidade para 48 carros e até 300 pessoas. Depois dela, vieram a Nhundiaquara e a Piquiri. Em 1996, foi concedido a Empresa F.Andreys o transporte na travessia da Baía de Guaratuba.
* Com informações do DER – PR.
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A primeira travessia do Ferry Boat em 1960.
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Ferry boat nos anos 1960 em foto de cartão postal.
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Foto dos 1960 postada por Cleide Tentoni.
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Foto do acervo de Milton Westerman, mostrando como era o barco de travessia durante os anos 1950, antes do Ferry Boat.
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Contato com José Wille
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jose.wille