
A história da navegação no Rio Iguaçu
José Wille
14 de junho de 2020, 09:20
Foi um avião “Convair”, como este da foto acima, que caiu em 1958 perto da Colônia Muricy, em São José dos Pinhais. Era ..
José Wille - 21 de junho de 2020, 12:06
Foi um avião “Convair”, como este da foto acima, que caiu em 1958 perto da Colônia Muricy, em São José dos Pinhais. Era o segundo grande acidente aéreo da história do Paraná, com 18 mortos, entre os 24 ocupantes. E o mais grave da região de Curitiba.
ANÚNCIO
https://youtu.be/s-2ylZn2A94
Vídeo produzido por esta coluna na TV Band Paraná sobre o acidente
ANÚNCIO
O final de tarde era de chuva forte, e o avião pode ter sido atingido pelo vento, quando se preparava para descer no Aeroporto Affonso Pena. Considerando o número de mortes, foi o segundo mais grave acidente da história paranaense. Morreram o então senador e ministro da Justiça, Nereu Ramos, o governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda, e o deputado federal Leoberto Leal. Entre os mortos estavam ainda os cinco tripulantes, e o padre Osvaldo Gomes, um dos fundadores do Colégio Medianeira de Curitiba.
O avião tinha saído de Porto Alegre, com escala em Florianópolis. Em Curitiba o piloto sobrevoava a região, esperando autorização para descer, que viria da torre de controle do aeroporto. Mas houve preferência para uma decolagem. Logo a seguir o avião da Cruzeiro, pilotado pelo comandante Licínio Correia Dias, caiu na região de Capão do Cerrado, próximo à Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, a 30 quilômetros de Curitiba.
Clique aqui para conhecer o grupo Memória da Aviação no Brasil, criado por esta coluna.
Aqui está o grupo “Memória Paranaense.
E aqui o grupo "Memória de Curitiba". Ao abrir a página, clique em “participar do grupo”.
Clique aqui para encontrar outras publicações desta coluna.
Contato com José Wille
jose.wille