
Athletico e o planejamento rasgado com a troca de Carille por Felipão
Vinicius Cordeiro
04 de maio de 2022, 16:56
Em amistoso difícil para a seleção canarinha, Richarlison e Neymar foram decisivos para o Brasil continuar com bons números.
Vinicius Cordeiro - 06 de junho de 2022, 09:39
Foi amistoso, mas pareceu jogo de Copa do Mundo. O Japão criou muitas dificuldades e só foi batido por 1 a 0 pelo Brasil com (mais um) gol de pênalti anotado por Neymar.
A seleção brasileira não teve a mesma facilidade que a Coreia do Sul proporcionou na goleada por 5 a 1. Os japoneses se defenderam muito bem e criaram uma resistência clássica de um jogo da fase de grupos do Mundial. O que faltou para a seleção asiática foi força ofensiva, já que o goleiro Alisson quase não trabalhou.
Testes assim exigem maior repertório de Tite. A formação inicial, com Casemiro e Fred dando suporte para o quarteto da frente - Raphinha, Lucas Paquetá, Neymar e Vini Jr, deu muito mais agilidade.
Apesar disso, Vini ainda não repete o nível mostrado no Real Madrid. Além disso, faltou a presença de área que Richarlison proporciona. O Pombo entrou bem, sofreu a penalidade e se garantiu mais como o 9 da seleção.
Nas laterais, Daniel Alves fez mais um jogo seguro defensivamente e sem tanto destaque ofensivo. Já Guilherme Arana foi bem, mas não tão brilhante quanto Alex Sandro contra a Coreia. A disputa pela segunda vaga deve ser entre Arana e Alex Telles.
Um bom teste de Tite foi colocar Eder Militão como lateral-direito na reta final da partida. Daniel Alves foi sacado para a entrada de Thiago Silva, o que deslocou o polivalente defensor. Militão joga nos dois lados e isso pode ser uma alternativa, ainda mais com tantos zagueiros de qualidade à disposição.
Mais uma vez decisivo, o camisa 10 cobrou um pênalti com sucesso. Frio, ele esperou a definição do lado por parte do goleiro e bateu no canto oposto.
Neymar chegou a 415 gols na carreira, superando os 414 anotados por Ronaldo Fenômeno.
Além disso, ele diminuiu para três gols a diferença para Pelé na lista de maiores artilheiros da seleção. Segundo a contagem da FIFA, o Rei somou 77 gols em 92 jogos com a amarelinha. Neymar tem 74 gols em 119 jogos.
As duas seleções estão garantidas para o Mundial, que começa em 168 dias.
O Brasil encara a Sérvia, Suíça e Camarões no Grupo G.
Já no Grupo E, o Japão terá a Espanha, Alemanha e o vencedor da repescagem entre Costa Rica e Nova Zelândia.
Com mais um confronto, o Brasil segue invicto contra o Japão. São 13 jogos, com 11 vitórias brasileiras e dois empates.
O jogo contra o Japão foi a estreia da seleção brasileira com a bola da Copa do Mundo do Catar.
Em avaliação rápida após a partida, Marquinhos elogiou. "Bem leve, realmente com muita velocidade. A bola é bem rápida e é bom ir se acostumando. É de muita qualidade, creio que não vamos ter dificuldade".