Maternidade de Matinhos volta a oferecer teste da orelhinha

Agora, pais e responsáveis moradores da cidade não precisam mais se deslocar até o Hospital Regional de Paranaguá

A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, no litoral do Paraná, voltou a oferecer o teste da orelhinha – método mais moderno para avaliar a capacidade auditiva em recém-nascidos. 

Esse tipo de exame estava suspenso no município há anos, porque o equipamento estava estragado. Agora, pais e responsáveis moradores da cidade não precisam mais se deslocar até o Hospital Regional de Paranaguá. 

De acordo com a Prefeitura, a administração da maternidade está fazendo um chamamento para que bebês, com menos de um mês de vida, passem pelo avaliação auricular. O teste da orelhinha pode ser feito no Centro Municipal de Especialidades, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Importância do teste da orelhinha

O exame é o método mais confiável para constatar problemas auditivos em recém-nascidos e consiste na produção de estímulo sonoro e captação do retorno, por meio de uma sonda introduzida na orelha do bebê. 

Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria, o teste da orelhinha é rápido, seguro e indolor. Ele leva de cinco a 10 minutos para ser concluído. O diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento completo da criança.

Já que é por meio da audição que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva pode impedir a criança de receber adequadamente informações sonoras fundamentais para a fala.

Divulgação/Prefeitura de Matinhos