Coluna Social
Compartilhar

RB Esporte

Império Alviverde do Coritiba pede desinvestimento dos combustíveis fósseisNa rodada de abertura do Campeonato Br..

Ruy Barrozo - 16 de maio de 2017, 20:05

Império Alviverde do Coritiba pede desinvestimento dos combustíveis fósseis

ANÚNCIO

Na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro 2017, o jogo desta segunda-feira, 15, às 20h entre Coritiba X Atlético Goianiense no Couto Pereira terá uma ação simbólica em defesa de um planeta sustentável.

CAMISA DE FUTEBOL (5)

Antes do início da partida, na hora dos hinos do Paraná e Nacional, a torcida Império Alviverde abrirá um bandeirão com a mensagem “O futuro do Brasil é renovável – Desinvestimento Já!”.

ANÚNCIO

A ação faz parte da Mobilização Global pelo Desinvestimento organizada pela 350.org. Brasil e oficializa a parceria com a Império Alviverde na luta contra as mudanças climáticas e a favor das energias renováveis, limpas, seguras e socialmente justas.

Desinvestimento é o oposto de investimento – significa simplesmente se desfazer de ações, títulos ou fundos de investimento que são antiéticos ou moralmente ambíguos.

A exploração e queima dos fósseis provocam o aquecimento global que intensifica as mudanças climáticas e colocam em risco todas as formas de vida no planeta.

Por sua vez, as mudanças climáticas são responsáveis pelas secas, tempestades, furacões, enchentes, frio e calor extremos, aumento do nível do mar e aquecimento dos oceanos.

Em todo o planeta, milhões de pessoas estão tendo que deixar sua terra natal por não ter água e condições para produzir alimentos.

São os refugiados climáticos, homens e mulheres que não são responsáveis pelas emissões de CO2, mas são os mais vulneráveis aos impactos dessa indústria suja e perversa.

A campanha pelo desinvestimento cobra da indústria de combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) a responsabilidade na crise climática.

Ao mencionar a influência singularmente destrutiva desta indústria – e destacar as dimensões morais das mudanças climáticas – esperamos que o movimento global possa ajudar a romper o domínio que o petróleo, carvão e gás têm sobre nossa economia e nossos governos.

A diretoria da Império está convidando toda a nação coxa-branca para participar desta campanha em favor das energias renováveis e de amor ao planeta, a uma vida sustentável, digna e cidadã.ruy.barrozo