Geral
RB| Paranaense é eleito presidente do Conselho de Administração da Abegás

RB| Paranaense é eleito presidente do Conselho de Administração da Abegás

Diretor/presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr., que assumiu presidência do Conselho de Administração da Abegás, def..

Ruy Barrozo - terça-feira, 15 de setembro de 2020 - 21:03

Diretor/presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr., que assumiu presidência do Conselho de Administração da Abegás, defende a ampliação e o estímulo ao setor de gás natural no país.

Intensificar as ações que garantam a ampliação do mercado de gás natural no país, incluindo a sensibilização de todos os agentes envolvidos para o necessário aumento da infra-estrutura de transporte e distribuição.

É com essa visão que o diretor-presidente da Companhia Paranaense de Gás – Compagas, Rafael Lamastra Jr, assume a posição de presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado – Abegás, entidade que congrega todas as concessionárias envolvidas com o desenvolvimento e expansão do gás natural no país.

Lamastra assume o cargo antes ocupado por Arnóbio Cavalcanti Filho – Algás e terá ao seu lado, como vice-presidente, Nelson Roseira Gomes Neto, diretor-presidente da Comgás.

Os membros do Conselho de Administração farão a gestão do período 2020/2023.

“A Abegás é comprometida com toda a cadeia do negócio, em especial com as causas que envolvem o desenvolvimento do mercado de gás, como o aumento da concorrência entre os supridores e conseqüente abertura de mercado, além da ampliação do uso e da participação do gás na matriz energética brasileira. É com foco nestes aspectos que desenvolveremos nossas ações”, aponta Lamastra Jr.

Paranaense, do Norte do Estado, Lamastra destaca que é preciso olhar com atenção para os movimentos do mercado de gás brasileiro.

“Temos um papel fundamental na defesa do segmento do gás natural no Brasil, com foco na construção de um ambiente sustentável, seguro e competitivo – que privilegia a manutenção do equilíbrio e o contínuo crescimento deste mercado, protegendo os consumidores e garantindo estabilidade para a atuação das distribuidoras”.

O diretor da Compagas ressalta ainda que o gás natural é uma fonte energética capaz de aumentar a competitividade industrial, impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair novos negócios, gerar arrecadação, emprego e renda e, por esses motivos, há a necessidade de estimular o seu consumo em todo o país.

Esta é a primeira vez que um executivo da Compagas e do Paraná assume este cargo.

A função é importante e reforça a presença de um Estado em que o gás natural está em pleno desenvolvimento.

“É um grande compromisso representar o Paraná na entidade nacional e esta nova função é ainda mais significativa para demonstrar o valor do nosso Estado e da Compagas, em um momento de transição de todo o mercado de gás, que busca melhorias e soluções para o crescimento e consolidação no país”, finaliza.

Abegás

Criada em 1990, a Abegás representa as empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado no Brasil.

Além das mudanças na presidência e vice-presidência do Conselho, houve movimentações entre os integrantes eleitos em julho de 2020.

Entre os conselheiros, assume o novo representante da Região Sudeste, Kátia Repsold, Country Manager da Naturgy, na posição antes ocupada por Nelson Roseira Gomes Neto, da Comgás.

Sobre a Compagas

Empresa de economia mista tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.

Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural canalizado aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil – Gasbol.

Atualmente, a Compagas conta com mais de 48 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.

Fotos Rodrigo Leal.

Compartilhe