Coluna Social
Compartilhar

RB Saúde

Evento enfatiza aspectos importantes no diagnóstico e tratamento das mulheres diagnosticadas com câncer de mama.A..

Ruy Barrozo - 07 de outubro de 2016, 02:10

Evento enfatiza aspectos importantes no diagnóstico e tratamento das mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

ANÚNCIO

Ação pelo Outubro Rosa acontece nesta sexta-feira, no Centro de Oncologia do Paraná – COP/Oncoville, e tem entrada gratuita.

convite

A determinação, alegria e autoestima fazem a diferença no tratamento contra o câncer de mama.

ANÚNCIO

Esta é a mensagem que o Centro de Oncologia do Paraná – COP/Oncoville quer transmitir na tarde de eventos que promove nesta sexta-feira pelo Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a doença.

A programação começa às 13h30 com uma palestra da oncologista clínica, Dra. Débora de Melo Gagliato.

"Vamos tratar dos principais conceitos envolvidos no tratamento dessa doença, desmistificando alguns conceitos e mitos no manejo da paciente. Além disso, discutiremos bastante sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como as medidas que podemos adotar em nosso estilo de vida para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama".

Dra Monica_Dr Denis e Dra Débora

Na sequência, falará Vanusa Vicelli Ribeiro, paciente que está em tratamento do câncer de mama.

Ela irá descrever suas experiências em diversas etapas do tratamento.

credito juliana mundim

A palestra pretende engajar as mulheres com câncer de mama para difundir informações sobre a doença.

"Se cada paciente for um agente de conscientização sobre o câncer, nós podemos imaginar um futuro em que a doença será diagnosticada em estágio inicial, com chances de cura potencialmente maiores".

A palestrante também espera desmistificar a imagem das mulheres com câncer de mama, incentivando a prática de atividades que acabam colaborando com o tratamento.

"A intenção é motivar as mulheres para que elas entendam que há vida após o diagnóstico. É necessário ter determinação para realizar atividades que são coadjuvantes ao tratamento convencional, contribuindo na luta contra a doença", garante Vanusa.

Outra iniciativa pretende exaltar a força e a beleza das mulheres com câncer por meio da fotografia.

Depois de combater a doença, a fotógrafa Juliana Mundim decidiu registrar outras mulheres que estão passando pela mesma situação, e expõe no evento 10 fotos produzidas para o projeto Afagos.

Oncoville - maquiadora

"Durante o tratamento eu tive que conviver com uma imagem muito diferente de mim. Ao olhar no espelho via uma mulher careca, sem cílios, sem sobrancelhas, com cicatrizes que levarei para o resto da vida. Quem era aquela mulher? Enquanto lutava para resgatar minha autoestima, eu pensava em como poderia ajudar outras mulheres que, como eu, sentia os efeitos da quimioterapia. Encontrei a resposta na fotografia, e assim surgiu o projeto Afagos", conta a fotógrafa.

Durante o evento, Juliana estará fotografando as participantes e maquiadoras estarão atendendo as mulheres durante toda à tarde.

Para finalizar a ação, a banda Nega Fulô faz um show para todos dançarem com tema anos 80.

As instituições BMR Medical, HG Raupp, LIBBS, Profarma, Novartis são os principais apoiadores deste dia.ruy.barrozo