Tecnologia e Inovação
Compartilhar

Como aumentar minhas vendas: o que é Inbound Marketing?

“O gerente ficou maluco!” era uma frase possível de se dizer há 10 anos.Há uma década, não estávamos em tempos de..

Redação - 30 de março de 2018, 17:03

Boa estratégia de venda é uma necessidade no mercado. Você quer vender mais? Confira o que é o Inbound Marketing e como ele pode aumentar suas vendas na coluna da Mercado Binário.
Boa estratégia de venda é uma necessidade no mercado. Você quer vender mais? Confira o que é o Inbound Marketing e como ele pode aumentar suas vendas na coluna da Mercado Binário.

“O gerente ficou maluco!” era uma frase possível de se dizer há 10 anos.

ANÚNCIO

Há uma década, não estávamos em tempos de crise e o consumidor estava muito mais apto a comprar. Se colocarmos essa frase no contexto atual do mercado mundial, ela se tornou equivocada e (quase) impossível de ser dita. Não que descontos e promoções não sejam possíveis, eles são necessárias para a economia rodar. A grande questão em jogo é o modo como isso é comunicado e chega ao consumidor.

Consumidores de uma década atrás eram muito menos exigentes, pois as opções de produtos e a quantidade de informações sobre eles eram bem menores. Peguemos, por exemplo, uma loja de roupa tradicional. A marca anunciava seus produtos em canais de TV, revistas, rádio, todos os meios que considerasse válido. Assim, o consumidor era bombardeado com informações, já que todas as marcas de roupa faziam a mesma coisa. Desse modo, loja não sabia se quem estava vendo seu anúncio era se público-alvo de fato, ou simplesmente não possuía interesse naquele produto.

Dez anos se passaram e aqui estamos em 2017. Essa mesma marca, hoje, utiliza outra estratégia para chegar em seus futuros clientes e também nos já “estabilizados”. Ela não o bombardeia com informações que podem ser desnecessárias ou irrelevantes. Ela prefere deixar o cliente chegar até ela. Certo, mas como? Não que os anúncios de rádio e TV tenham acabado, mas a empresa percebeu que é possível e muito mais vantajoso que o cliente vá atrás dos produtos da empresa. Vamos dar um exemplo:

ANÚNCIO

O verão está chegando. Automaticamente a procura por roupas da estação começa a aumentar. Portanto, a empresa começa a criar conteúdo relevante que remeta à moda dessa época do ano, com textos intitulados “Tendências para o verão 2018”, por exemplo. Algum tempo depois, outro conteúdo sobre roupas de banho é postado em seu site. Até o momento em que a marca lança, por meio do site, o seu look de verão 2018.

Agora vamos para o lado do cliente. É uma mulher, dos seus 30 e poucos anos que procura um biquíni novo para usar na praia nesse ano. O conteúdo é pesquisado por ela, por meio de informações: o que vai ser usado, qual vai ser a moda e assim por diante. Até que um belo dia, ela resolve dar uma olhadinha no catálogo de primavera verão. E não é que ela achou exatamente o tipo de biquíni que estava procurando?

A marca não precisou gritar para ela dizendo “compre meu biquíni!”. Ela optou por comprá-lo por conta do conteúdo que aquela marca carrega, que atraiu ela através de pesquisa sobre o produto que ela pretendia comprar.

Inbound Marketing

Essa história serviu pra você entender, na prática, o que é Inbound Marketnig - ou Marketing de Conteúdo. Mas e na teoria? Podemos definir esse conceito como o conjunto de estratégias que procuram atrair voluntariamente clientes potenciais e transforma-los em leads. Voltando para nossa historinha, a moça sabia que queria uma roupa de banho da moda atual. Ela não sabia qual era a moda ou o que estava em alta. Então, a marca produziu um conteúdo de qualidade referente a esses aspectos que ela buscava. Ela consumiu todo esse conteúdo, o que gerou uma alta influência na hora da compra. Viu só? Ela não precisou ser bombardeada com informações. Por meio de pesquisas do interesse dela, ela chegou até a marca e efetuou a compra.

Mas, para que serve?

A diferença entre o online e o offline está cada vez mais tênue, e isso só tende a se estreitar. Por isso, toda empresa pode usar a metodologia do Inbound Marketing: ele aproxima o cliente da marca, traz novos clientes e consolida uma identidade. É possível adaptar e implementar em qualquer negócio, utilizando conteúdos relevantes e a persona adequada para aquela marca.

No marketing de conteúdo, o setor de marketing da empresa é vista como um investimento e não um gasto. O motivo para essa elevação do departamento é que todas as ações desse método podem ser medidas. É possível saber o número exato de pessoas que  visualizaram, converteram ou compraram, por meio de ferramentas de análise. Ou seja, sabendo de tudo que está ou não funcionando é viável otimizar as campanhas para que tenham melhores resultados. E é por isso que as empresas mais inovadoras do mercado têm investido radicalmente no marketing de conteúdo.

Em resumo, o Inbound Marketing serve para:

  • Aumentar sua visibilidade;
  • Diminuir o custo de conquista de novos clientes;
  • Gerar conteúdos de qualidade e relevantes;
  • Otimizar o processo de vendas.

O método

O processo é dividido em cinco etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Essas etapas se complementam de modo inteligente e lógico, que visa o sucesso da sua empresa. E como toda estratégia, ela leva tempo para trazer resultados, mas isso você pode ler no nosso texto: Qual o tempo para ver resultados em estratégias de marketing de conteúdo?

Por que você não pode ficar fora dessa?

Economicamente, porque o Inbound Marketing é 62% mais barato que o método tradicional. Mas essa metodologia não traz vantagens só econômicas: ela cria conteúdo para sua marca e a aproxima do consumidor. Não satisfeita com tudo isso, ela ainda facilita a aproximação de novos clientes, que geram novos leads e possíveis vendas.

Se você gostou deste conteúdo, confira mais sobre Marketing Digital no canal da Mercado Binário. E você, já vendeu hoje? Confira nossos projetos e como podemos te ajudar.