Otimize processos e analise resultados: inteligência artificial nos negócios

Redação


Desde a primeira fase da Revolução Industrial (1750) os principais propulsores do progresso foram as inovações tecnológicas. A eletricidade, a máquina a vapor, o motor de combustão interna, e tantos outros adventos, possibilitaram o crescimento da economia. A eletricidade, por exemplo, possibilitou o surgimento dos veículos de comunicação (rádio e televisão). Esses veículos, além de gerarem uma nova cultura, desenvolveram a economia por meio da produção, da distribuição e da comercialização. Era preciso lojas para vender televisores. Também era preciso de profissionais para trabalhar nas emissoras, logo surgiu um novo ramo.

Assim, percebemos como o processo de evolução funciona de forma escalonada. E esse processo seguiu em todas as áreas. A invenção do motor de combustão permitiu o surgimento dos automóveis, aviões, motosserras e até cortadores de grama, ocasionando no surgimento dos centros comerciais varejistas, centros de distribuição, novas cadeias de suprimentos e etc. Portanto, é impossível negar que o desenvolvimento tecnológico culmina na evolução.

E essa cadeia – Eletricidade > TV > Fábricas > Comércio > Entretenimento > Novos profissionais > Propaganda > e assim por diante – não tem um fim estabelecido. Ela simplesmente evolui. Quando pensamos em empresas como a Uber, um aplicativo de transporte privado, resultante da cadeia que se iniciou com a criação do motor a combustão, vemos bem a extensão dessa evolução.

Hoje, a ponta da evolução econômica está com as inteligências artificiais (IA). “Mas IA é uma tecnologia de um futuro distante”, não. IA é uma tecnologia de agora para quem quer chegar ao futuro.

Você vive cercado por IAs diariamente

Você interage diariamente com IAs e talvez nem perceba. Sabe as sugestões da Netflix ou do Spotify, os avisos de trânsito do Waze, as sugestões de amizade no Facebook, quando o seu celular completa a palavra no WhatsApp ou até mesmo a pesquisa no Google que você sempre faz? Tudo isso é a mais pura IA.

Inteligência artificial está em praticamente toda a nossa tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. O objetivo da IA é entender e aprender, por meio da análise de padrões comportamentais e, desse modo, facilitar a sua vida.

Como a IA pode ajudar meu negócio?

As inteligências artificiais trazem inúmeros benefícios para a sociedade, principalmente para a economia. Elas podem ser aplicadas em qualquer segmento: varejo, logística, telecomunicações, saúde, educação, finanças, etc.

E como já disse, seu objetivo é completar e facilitar a vida das pessoas, tirando as tarefas repetitivas. Mas podemos citar duas principais qualidades do uso da IA em empresas: a otimização de processos e a análise de resultados.

Otimização de processos

Pense na quantidade de trabalhos e retrabalhos mecânicos feitos manualmente e diariamente – por exemplo, pagar fornecedores ou fazer pedidos. E se essas atividades mecânicas fossem feitas por uma Inteligência Artificial?

A consultoria americana McKinsey calculou que 60% das funções no mercado de trabalho poderiam ter, pelo menos, um terço de suas atividades automatizadas. A consultoria também aponta que até 2055, metade das atividades realizada por humanos serão automatizadas.

Isso não significa que as IAs irão roubar empregos, mas sim que elas contribuirão para que as tarefas mais operacionais e menos estratégicas não ocupem o tempo de uma pessoa, permitindo que ela dedique-se a atividades realmente importantes. Ou seja, o rompimento de processos analógicos resulta na otimização de tempo e recursos.

Análise de resultados

Há, no mercado, ferramentas de análise de dados que podem ser muito úteis para o seu negócio. A análise tem como principal benefício identificar problemas e acertos, permitindo que o empreendedor corrija os erros, melhore o negócio e alcance bons resultados.

Ao contrário do que muitos pensam, a análise de dados não é importante só para grandes empresas. O dono de um pequeno restaurante, por exemplo, pode identificar quais pratos não estão saindo – e assim parar de investir recursos nele – ou identificar qual período tem maior e menor fluxo, ou até mesmo identificar qual prato dá mais resultado para ele, podendo focar estratégias de venda nele.

As empresas que a utilizam essas tecnologias contribuem com as experiências positivas dos usuários, fidelizam clientes e parceiros. E o cliente deve ser o principal objetivo do seu negócio, afinal ele é o principal responsável pelo seu resultado. Nesse momento de retomada econômica no país, é extremamente importante buscar diferenciais para continuar competitivo no mercado.

Leia também: Inteligência Artificial: saiba como usá-la no mundo dos negócios

Quais ferramentas de IA posso inserir no meu negócio?

O principal objetivo de todo negócio é vender. Sem vendas não há como se manter no mercado. E para vender é preciso que o seu público queira comprar o seu produto. Porém, o preço não é o principal fator de decisão para o consumidor, mas sim o valor do produto ou serviço. Por isso, investir no valor do seu produto e/ou serviço é tão importante.

Dessa forma, é importante utilizar os canais de comunicação para alcançar seu cliente. É importante lembrar que você precisa estar onde o seu cliente está. E hoje, praticamente todo mundo está na internet. Portanto, investir nesse canal tem se tornado cada vez mais eficiente.

Contudo, para quem tem que cuidar de um negócio inteiro – estoques, pedidos, venda, financeiro, RH e demais atividades -, fica quase impossível gerenciar o relacionamento com os seus clientes. Por essa razão, tecnologias como os chatbots, que automatizam o SAC, plugins de gerenciamento automático de redes sociais e sistemas de pagamentos e distribuição para e-commerces tem se tornado tão úteis.

Ferramentas como o WhatsApp Business auxiliam o seu negócio, otimizando o processo de compra do cliente e o processo de venda da sua empresa. Assim como o robô ElevaWeb, que realiza postagens automáticas nas suas redes sociais, publica conteúdos relevantes no seu blog, facilitando sua vida, otimizando seu tempo e trazendo resultados positivos para o seu negócio.

inteligência artificial é a nova etapa do progresso econômico e social. Então, se sua empresa não quer estagnar e ficar esquecida, está na hora de começar a se atualizar.

Publicação de conteúdo semanal com muito marketing digital feito pela equipe Mercado Binário,
Gostou desse conteúdo? Saiba tudo sobre Marketing Digital, no Canal MB!
E você já vendeu hoje? Confira nossos projetos de criação de site e vendas.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="512185" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]