25% das cidades aplicaram todo o estoque de vacinas da 1ª dose

William Bittar - CBN Curitiba

25% das cidades aplicaram todo o estoque de vacinas da 1ª dose

Mais de 100 cidades paranaenses já usaram todo o estoque de vacinas para aplicação da primeira dose contra a Covid-19. Os dados são do Vacinômetro, criado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Conforme os dados, 25% dos 399 municípios paranaenses já utilizaram todas as vacinas recebidas pelo governo estadual para a primeira aplicação. Por outro lado, 25 cidades já aplicaram todas as vacinas disponibilizadas para a segunda dose do imunizante.

Em relação à primeira dose, algumas cidades ultrapassaram o número de aplicações previstas pelo governo estadual. Em Lindoeste, por exemplo, foram aplicadas 1.025 primeiras doses, mas foram distribuídas 729 ampolas do imunizante para a primeira aplicação, ou seja, foram usadas doses que seriam destinadas para a segunda dose.

Já em Rancho Alegre D’Oeste, foram aplicadas mais doses do que as previstas tanto para a primeira quanto para a segunda aplicação. A cidade recebeu 496 doses e já fez 585 aplicações desde o início da campanha de imunização. Neste caso, o município é um dos que utilizou doses da chamada reserva técnica, que são as aplicações armazenadas em caso de perda do imunizante por algum motivo.

Em todo o Paraná, já foram aplicadas 1.733.422 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 1.346.301 da primeira dose e 387.121 da segunda dose.

Segundo a Sesa, estão sendo vacinados os grupos prioritários elencados no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 que são de profissionais da saúde, idosos com mais de 60 anos, população indígena, forças de segurança e idosos e pessoas com deficiência em instituições de longa permanência.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="757718" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]