“A cada 10 exames, quatro são positivos”, diz Beto Preto sobre Covid no Paraná

Mirian Villa

"A cada 10 exames, quatro são positivos", diz Beto Preto sobre Covid no Paraná

De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), março concentrou 41% dos casos confirmados e 45% do total de óbitos provocados pela Covid-19 desde o início da pandemia, um ano atrás, no Paraná.

“Temos todas as cepas aqui hoje circulando, umas mais proeminentes, como é a P.1. Os números de casos positivos não baixa de 33%, com média de 40%, isso quer dizer que a cada 10 exames, quatro são positivos no Paraná. Ou seja, todos os vírus continuam circulando, todos eles continuam transmissão comunitária”, explicou Beto Preto, secretário da Saúde, para a CBN Curitiba.

No último mês, 4.189 paraenses perderam a vida em decorrência de complicações da Covid-19. No total, 16.600 pessoas perderam a batalha contra o vírus desde 2020. “Hoje podemos afirmar com toda certeza que não há ambiente livre da Covid-19, a transmissão comunitária está presente, o que significa dizer que não é mais possível rastrear qual é a origem da infecção”, explicou o secretário.

Apesar dos decretos estaduais e municipais terem ajudado a conter a transmissão do novo coronavírus, o momento ainda requer muito cuidado. A preocupação do Governo do Estado é com o feriado de Páscoa e aglomerações familiares, já que os casos voltam a subir após os recessos.

“Ainda não é o momento de viajar, visitar os parentes, de fazer uma aglomeração familiar, as melhores intenções são substituídas depois pelas notícias da contaminação de alguém, por isso quero pedir, não faça isso, esse momento é o momento ainda de aglomeração mínima, ambiente familiar que já existe.”

No último mês, o Governo do Estado abriu 1.447 novos leitos exclusivos para pacientes infectados pela Covid-19, totalizando 4,7 mil leitos disponíveis na rede pública de saúde. Porém, nesta quarta-feira (31), 735 pessoas aguardavam a liberação de uma vaga em todo Paraná: 459 esperando leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 276 aguardando leitos de enfermaria. 

Ontem o Paraná confirmou 196 mortes e 3.059 casos novos do coronavírus. Conforme a secretaria estadual, o Estado agora acumula 840.728 casos confirmados e 16.600 mortes por complicações da doença.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS exclusivos para Covid-19 é de 95%. O indicador é superior a 94% em todas as regiões: leste (95%), oeste (96%), noroeste (94%) e norte (95%).

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="754967" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]