“A pandemia está cedendo”, diz Greca em mensagem. Assista ao vídeo

Martha Feldens

Pandemia está cedendo, diz Greca em vídeo aos curitibanos

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) disse neste sábado, ao anunciar a volta da bandeira laranja em Curitiba a partir de segunda (5), que “a pandemia está cedendo”. Com uma mensagem em vídeo dirigida aos moradores da cidade, o prefeito deixou uma mensagem relativa à Páscoa e fez um discurso otimista em relação ao combate à covid-19.

“Nós conquistamos após 23 dias de severo isolamento social o livramento dos serviços de saúde do sufoco de mais de 1.500 casos por dia e a necessidade de termos cuidado em que não faltassem leitos de UTI nem leitos clínicos”, disse Greca.

Segundo ele, “caíram os casos. Caiu também o índice de retransmissão. Nós juntos, cidade inteligente que somos, derrubamos de 1.41 o índice de retransmissão do coronavírus pela metade. Hoje nós temos entre 0.73 e 0.77. Isso significa que a pandemia está cedendo”

O prefeito lembrou, porém, a necessidade de se manter os cuidados de higiene e distanciamento. “Mas nós precisamos ainda nesse longo percurso até um tempo de cura que vocês intensifiquem a lavagem de mãos, o álcool em gel, o uso da máscara. E intensifiquem também os cuidados de distanciamento respiratório e isolamento social.”

E deixou uma previsão otimista em relação ao fim da crise sanitária. “Isso feito, com a vacinação, abril ou maio nos trarão com certeza a cura plena desse flagelo”, completou.

 

Assista ao vídeo do prefeito

Mensagem sobre a pandemia nas redes sociais

Além do vídeo, o prefeito deixou mensagens de texto nas redes sociais.

“Acabo de assinar decreto que será publicado ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial do Município de Curitiba, revogando as restrições da Bandeira Vermelha. #LockdownFunciona Estávamos internando de muitas por dia. Agora, graças a Deus, caiu. O “R” – taxa de retransmissão – foi derrubado pelo esforço coletivo dos Curitibanos responsáveis, de 1,41 para 0,77. Caiu pela metade. O sufoco do sistema de Saúde acalmou ao longo de 23 dias de sacrifício, pelo esforço das valorosas equipes Médicas e de Enfermagem Intensiva. Nos termos da Bandeira Laranja, nossa grande Cidade Metropolitana pode reabrir na manhã de segunda-feira. Esta alegria no dia chamado de “Pascoela”, me diz a secretária Márcia Huçulak, ainda precisa evoluir para a Bandeira Amarela. Então somando responsabilidade sanitária com fartura de vacinas – que esperamos receber do Governo Federal e do Governo do Estado, chegaremos juntos um dia ao sonhado #TempoDeCura. #ForçaFé nimo Aos poucos, voltaremos a todos os atrativos da nossa Vida Urbana. Feliz Páscoa, minha amada Curitiba! Deus abençoe os aqui nascidos e os que aqui escolheram Viver. #VidaEmPlenitude”, disse ele no Instagram.

Leia também: Covid-19: Curitiba volta para bandeira laranja na segunda (5). Veja o que muda

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="755426" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]