
Aval para uso da Sputnik V só pode ser dado mediante estudos de fase 3 no país
Vinicius Cordeiro
22 de janeiro de 2021, 13:52
Em reunião da Diretoria Colegiada, nesta sexta-feira (22), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou p..
Redação - 22 de janeiro de 2021, 15:00
Em reunião da Diretoria Colegiada, nesta sexta-feira (22), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou por unanimidade o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac. A reunião foi transmitida ao vivo (reveja abaixo).
Todos os cinco membros se manifestaram favoráveis à aprovação. Além da relatora, Meiruze Freitas, votaram o diretor-presidente, Antonio Barra Torres, e os diretores Cristiane Gomes, Romison Mota e Alex Campos.
Esse será o segundo lote da vacina contra covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório Sinovac Biontech, da China.
As primeiras doses foram importadas do país asiático, enquanto o segundo lote foi produzido no Brasil a partir do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) disponibilizado pelo chineses ao instituto.
https://www.youtube.com/watch?v=CigZhWJJcVA
No último domingo (17), a deliberação do órgão também foi transmitida ao vivo. Na ocasião, a agência aprovou os pedidos de uso emergencial de seis milhões de doses importadas da CoronaVac e dois milhões de doses da vacina de Oxford-AstraZeneca.
Após cinco horas de discussões, os diretores da Anvisa aprovaram os dois primeiros pedidos por unanimidade. A relatora do processo foi a diretora Meiruze Freitas, especialista em regulação.