Calendário da vacinação contra a Covid-19 no Paraná é divulgado; veja datas por idade

Vinicius Cordeiro

calendário vacinação paraná covid-19 idade

O governo do Paraná divulgou nesta quarta-feira (16) o calendário oficial da vacinação contra a Covid-19 da população adulta. O governador Ratinho Junior divulgou na segunda que toda a população com 18 anos ou mais receberá a primeira dose até o fim de setembro.

No entanto, somente hoje que a administração divulgou as datas detalhadas por idade.

Pessoas de até 40 anos vão receber vacinas em junho enquanto quem tem entre 30 e 39 anos vai tomar a primeira dose em julho. Em agosto, serão vacinados aqueles que tiverem entre 20 e 29 anos. Por fim, em setembro, recebem o imunizante quem está com 18 a 20 anos.

Os cálculos, no entanto, são feitos com base no calendário de envio de doses feito pelo governo federal.

“O compromisso do Estado com o apoio dos municípios é acelerar a vacinação e fazer com que a vacina chegue até o maior número de pessoas, no menor tempo possível”, diz o governador.

Segundo o governo, 8.736.014 paranaenses devem ser imunizados até setembro.

CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NO PARANÁ POR IDADE

Segundo o calendário do Paraná, a vacinação deve acontecer em ordem decrescente, sucessiva e concomitante com a imunização dos grupos prioritários (grupo estimado em 4.931.989 pessoas).

O Estado iniciou a imunização da população geral no último dia 4 de junho e abriu a vacinação para pessoas acima de 40 anos no último dia 14. No entanto, a realidade difere em cada cidade. Curitiba não chegou aos 50 anos, por exemplo.

“Cada cidade deve atuar de acordo com a sua realidade. Se o município tem dose disponível e já finalizou os grupos prioritários em andamento, ele pode pactuar essa diminuição de faixa etária e expandir a imunização para mais pessoas. O pedido do governador Ratinho Junior é acelerar a vacinação”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Confira o calendário da vacinação contra a Covid-19 no Paraná por idade:

  • 4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);
  • 19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
  • 23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
  • 20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.

Até o momento, o Vacinômetro da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) aponta que 3.341.077 pessoas já receberam a primeira dose. Por fim, 1,6 milhão tomaram a segunda dose, fechando o ciclo.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="770345" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]