Coronavírus
Compartilhar

Certificado de vacinação em Curitiba pode ser emitido no app Saúde Já

O certificado de vacinação contra a covid-19 pode ser emitido pelo aplicativo Saúde Já, para os moradores de Curitiba. O..

BandNews FM Curitiba - 12 de dezembro de 2021, 13:10

Pedro Ribas/SMCS
Pedro Ribas/SMCS

O certificado de vacinação contra a covid-19 pode ser emitido pelo aplicativo Saúde Já, para os moradores de Curitiba. O sistema da prefeitura pode ser usado como uma alternativa ao aplicativo ConecteSUS, do Governo Federal, que está fora do ar desde a madrugada desta sexta-feira (10).

O certificado de imunização contra a Covid-19 está sendo exigido no acesso de, ao menos, 19 capitais brasileiras; e também para viagens ao exterior. As informações são da BandNews FM.

O aplicativo Saúde Já pode ser baixado nas lojas dos smartphones Apple e Android. Também é possível acessar a plataforma por meio do site e gerar o certificado de vacinação.

No acesso, o usuário precisa ter em mãos os números de inscrição no CPF e do Cartão do SUS. Para quem nunca acessou o aplicativo, a data de nascimento deve ser usada como senha para o primeiro acesso.

Segundo a prefeitura de Curitiba, a falha no sistema do Ministério da Saúde não afeta a evolução do cronograma de vacinação na capital paranaense, já que a gestão das informações do calendário vacinal é feito em um sistema próprio da Secretaria Municipal de Saúde.

O aplicativo ConecteSUS saiu do ar, após um ataque hacker nos servidores do Ministério da Saúde. O portal chegou a voltar ao ar no início da manhã desta sexta-feira (10), mas não era possível acessar os dados de vacinação, nem gerar o certificado.

A pasta federal diz que a Polícia Federal investiga o caso. Ao menos por enquanto, não há previsão exata para normalização do serviço prestado pelo aplicativo. A expectativa é que o serviço seja restabelecido no decorrer da semana.