Covid-19: 78 mil profissionais da Saúde não foram vacinados no Paraná

Lucian Pichetti - CBN Curitiba e Redação

Covid-19: 78 mil profissionais da Saúde não foram vacinados no Paraná

De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 78.400 mil profissionais da Saúde não foram vacinados contra a Covid-19 no Paraná. Nesta terça-feira (4), o diretor-geral Nestor Werner Junior foi à Brasília cobrar o Ministério da Saúde o envio de mais doses do imunizante.

Esse número representa trabalhadores da saúde que não receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 ainda. Para a Sesa, a explicação é de que o Ministério calculou mal a quantidade deste público prioritário.

“As estimativas feitas pelo Ministério da Saúde para compor o plano nacional de vacinação deram conta no primeiro momento de 273 mil trabalhadores da Saúde e em um segundo momento de 303 mil”, explicou Junior.

A revisão foi importante porque chegaram mais doses dos imunizantes no Paraná destinada aos profissionais da Saúde, porém, quando os municípios começaram a vacinar, a Sesa recebeu sinalizações de que faltariam doses. “O número estaria defasado.”

Uma negociação de envio de mais doses para esse público foi iniciada na semana passada. “Juntamos toda a documentação, município a município, e entregaremos a documentação completa para que esse número de doses chegue ao Paraná e vacinando aí sim todos os trabalhadores”, afirmou Junior.

“A gente precisa garantir essas doses extras com o Ministério da Saúde para que não haja problema de garantia de 2ª dose. O esquema vacinal precisa ser completamente garantido para o cidadão. Por isso nós não podemos trabalhar nesse sentido de trazer sem combinação de um grupo prioritário para outro.”

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="761935" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]