Covid-19: Curitiba recebe lote de vacinas para aplicação da segunda dose

Redação


A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (5), uma nova remessa da vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Foram entregues à Capital 92.575 novas doses destinadas a segunda dose, para cumprimento do cronograma de imunização já iniciado na cidade.

“É preciso deixar claro que não é reserva de doses. Essas vacinas são para atender o calendário de segundas doses que já anunciamos, temos até o dia 14 de abril para fazer a segunda aplicação dos idosos até 75 anos”, explica a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.

Os imunizantes são entregues ao município com a destinação definida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é que o Plano Nacional de Imunização seja seguido igualmente entre estados e municípios.

O novo lote veio distribuído da seguinte forma: 84.520 doses da Coronavac/Instituto Butantan e 8.055 doses do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, que serão usados para a aplicação da segunda dose, seguindo o calendário de vacinação já estabelecido pelo município.

VACINAÇÃO EM CURITIBA

Até o último domingo (3/4), 237.345 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, dessas 55.551 pessoas já receberam a segunda dose, mas ainda há um montante de 181.794 pessoas que devem receber a segunda aplicação.

Segundo a secretária Marcia Huçulak, o planejamento do município é para evitar prejuízo da campanha de imunização.

“Seria imprudente usar as doses fora da destinação definida pelo programa nacional de imunização. Sem cronograma de repasse de novos imunizantes não podemos ser levianos em arriscar que intervalos entre as doses não seja cumprido”, reforça a secretária.

A divulgação de cronograma de aplicação da primeira dose para idosos depende do repasse de novo lote de vacinas por parte do Governo Federal.

Nesta terça-feira (6/4), começa a imunização de profissionais das forças de segurança do município. Para esse público, Curitiba recebeu 870 doses. A continuidade também depende da chegada de novos lotes.

Previous ArticleNext Article