Covid-19 em Curitiba: Huçulak critica aglomerações no Largo da Ordem e Hauer

Redação

Márcia Huçulak afirma que prefeitura de Curitiba já têm informações para restringir atividades em "alguns locais".
curitiba largo da ordem hauer aglomerações covid-19 márcia huçulak

A secretária municipal da Saúde Márcia Huçulak mostrou indignação após os registros de aglomerações em diversos pontos de Curitiba, como no Largo da Ordem e no shopping Hauer (veja fotos e vídeos abaixo), neste final de semana. Em entrevista à rádio BandNews FM nesta segunda-feira (23), ela ainda disse que a prefeitura está estudando novas medidas restritivas no comércio e em outras atividades devido ao avanço da covid-19 na capital paranaense.

“Não tem mais desconhecimento. Vocês viram o final de semana. Largo da Ordem, Shopping Hauer… O que é aquilo? Mais do que preocupado com a bandeira, cada um precisa parar e pensar o que quer como cidadão. Esse é momento da sociedade, do coletivo”, desabafou.

“Quantas pessoas esse jovem pode estar matando porque transfere o vírus? Quantas pessoas fomos tirar, com a polícia, de dentro do trabalho sabendo que a pessoa tinha covid-19 e continuava trabalhando? No começo as pessoas não conheciam, a gente precisava alertar e orientar o uso de máscara, álcool gel, ventilar os ambientes. Agora não tem justificativa”, completou Huçulak.

Nesse sentido, a secretária da Saúde declarou que já existem definições de restrições em algumas atividades. No entanto, ela fez mais um apelo para que as pessoas retomem as medidas de prevenção para diminuir o contágio da covid-19, como o uso da máscara, distanciamento social e a higiene das mãos com álcool gel ou água e sabão.

“Nós já temos um acumulado de informações para tomar medidas em alguns locais. Se preocupam tanto com a bandeira… As pessoas têm que se preocupar com a atitude. A bandeira não é achismo ou alguma coisa que a secretária vira a chave. A pandemia vai longe e vamos conviver com ela um bom tempo. Em setembro e outubro tivemos baixa nos casos com a sociedade funcionando, mas as pessoas relaxaram”, finalizou.

AGLOMERAÇÕES SÃO COMPARTILHADAS NO HAUER, LARGO DA ORDEM E ATÉ BALADA

Confira fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais neste último final de semana:

PREFEITURA DE CURITIBA MANTEVE BANDEIRA AMARELA

Curitiba totaliza 67.803 casos confirmados e 1.628 mortes pelo coronavírus desde o início da pandemia. Neste momento são mais de 10.200 casos ativos, o que significa o número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Além disso, a taxa de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do SUS (Sistema Único de Saúde) para covid-19 é de 88%. Dos 324 leitos existentes, apenas 38 estão livres.

Apesar dos recordes negativos, a prefeitura de Curitiba optou por prorrogar o decreto da bandeira amarela por mais sete dias. A justificativa foi que 41 leitos ativos foram abertos, o que fez com que a taxa calculada pelos nove indicadores ficasse abaixo de 2, nota que define a bandeira laranja. No entanto, a sexta-feira foi o único dia que a taxa ficou abaixo de 2 nas últimas semanas.

Previous ArticleNext Article