1,9 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Paraná

Redação

paraná covid-19 vacinadas

O Paraná atingiu a marca de 1,9 milhão de pessoas vacinadas contra a Covid-19 nesta segunda-feira (19). De acordo com o Vacinômetro do governo estadual, 1,4 milhão de paranaenses são aqueles que fazem parte dos grupos prioritários. Destes, 480.755 já receberam a segunda dose e completaram a imunização.

O total de paranaenses vacinados equivale a quase 13% da população do Paraná e a 30% das cerca de 4,6 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários.

Tentando acelerar o processo de imunização da população, o governo promove dois projetos: Corujão da Vacinação e Vacina Paraná de Domingo a Domingo. No entanto, diversas cidades interrompem a aplicação das primeiras doses pela falta de vacinas.

A expectativa é que o Ministério da Saúde envie mais 500 mil doses ainda em abril. Além disso, também podem ser recebidas as primeiras doses da vacina da Pfizer, que já obteve o registro definitivo, e que teve a primeira remessa adiantada, conforme anunciado pelo governo federal.

VACINAS CONTRA COVID-19 NO PARANÁ

Até agora, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde 2,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. São enviadas, por enquanto, doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e a vacina de Oxford/AstraZeneca, importada e produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A maior parte das vacinas já foi repassada aos municípios. Segundo o Vacinômetro do Paraná, 2.433.979 vacinas foram distribuídas. Das destinadas para a primeira dose, 99,3% foram aplicadas, além de 48% das doses de reforço.

Os grupos prioritários no Paraná são formados por pessoas em Instituições de Longa Permanência, indígenas, pessoas com deficiência institucionalizadas, trabalhadores da saúde, quilombolas e idosos, que são vacinados regressivamente até chegar à faixa dos 60 anos.

A partir disso, será iniciada a imunização das pessoas com comorbidades. No Paraná, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas já estão sendo vacinados.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="758683" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]