Covid: 97% dos vacinados em Curitiba voltaram para segunda dose, diz SMS

Redação

Covid: 97% dos vacinados em Curitiba voltaram para segunda dose, diz SMS

De acordo com um levantamento divulgado pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), 97% dos vacinados contra a Covid-19 em Curitiba voltaram para a aplicação da segunda dose, que completa o ciclo de proteção.

Das 74.442 pessoas que estão dentro do prazo para a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19, apenas 2.438 ainda não compareceram a um ponto de vacinação da Capital. De acordo com a SMS, o número de faltantes pode ser ainda menor, já que metade são profissionais da saúde, que podem ter tomado a segunda dose em outro município.

Isso ocorre porque no caso dos trabalhadores da saúde, assim como das forças de segurança, o agendamento é feito pelo aplicativo Saúde Já. Para os idosos, a informação com a data de retorno é anotada no cartão de vacinação, quando comparecem para a primeira aplicação do imunizante.

A SMS tem ligado para alertar os faltantes da segunda dose da vacinação contra a Covid-19. Além da ligação, também é enviada mensagem de alerta pelo aplicativo Saúde Já.

Outra forma de acompanhar o prazo certo da segunda dose da vacina contra a Covid-19 é pelo cronograma divulgado pela Prefeitura de Curitiba, diariamente nas redes sociais e no site www.curitiba.pr.gov.br.

VACINAS TÊM PRAZOS DIFERENTES PARA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE

As duas vacinas aprovadas no Brasil têm prazos diferentes para a segunda dose, conforme recomendação dos fabricantes. Veja abaixo quais são as recomendações!

  • no caso da Coronavac (Instituto Butantan), a segunda aplicação deve ocorrer entre o 21º e o 28º dia após a primeira dose;
  • para quem recebeu a vacina AstraZeneca, da Fiocruz, a recomendação é de que a segunda dose ocorra 90 dias após a primeira;

DÚVIDAS SOBRE A SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19

QUANDO DEVO RECEBER A SEGUNDA DOSE?

Caso a vacina seja Coronavac, o período para a segunda dose é entre o 21º e o 28º dia após a primeira. No caso da AstraZeneca, a segunda dose deve ser feita após o 90º dia a primeira aplicação.

COMO CONFERIR O DIA?

Idosos pela data anotada na carteirinha de vacinação ou pelo a data do cronograma da 2ª dose divulgado pela Prefeitura Curitiba. Os profissionais de saúde e trabalhadores das forças de segurança pelo Aplicativo Saúde Já.

E SE A DATA ANOTADA NA CARTERINHA FOR DIFERENTE DO CRONORAMA DIVULGADO PELA PREFEITURA DE CURITIBA?

Pode escolher, desde que a vacina da segunda dose esteja nos prazos certos: entre o 21º e 28º após a primeira dose da Corovanac e de 90 dias caso tenha recebido a primeira dose da AstraZeneca.

PERDI MINHA CARTEIRINHA, COMO FAÇO PARA CONSULTAR O PRAZO?

Quem não recebeu ou perdeu a carteirinha pode consultar a data da aplicação e o laboratório da vacina, na plataforma Saúde Já, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="757197" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]