
Ocupação das UTIs em Curitiba cai 10% em uma semana, mostra Fiocruz
Redação
10 de setembro de 2021, 16:46
A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) de Curitiba antecipou, para a próxima segunda-feira (13), a aplicação da segunda d..
Redação - 10 de setembro de 2021, 17:03
A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) de Curitiba antecipou, para a próxima segunda-feira (13), a aplicação da segunda dose das das vacinas da AstraZeneca e Pfizer. Com isso, estão convocadas as pessoas com 53 anos que receberam a primeira aplicação em 17 e 18 de junho e as de 52 anos vacinadas com a primeira dose em 19 de junho.
A estimativa é de 15.163 pessoas com 53 e 52 anos ou mais que inicialmente estavam programadas para completar o esquema vacinal nos dias 15 e 16 de setembro possam antecipar a segunda dose. O atendimento será feito em 19 pontos de vacinação abertos das 8h às 17h - veja a lista aqui.
Todos estão sendo convocados por mensagem pelo aplicativo Saúde Já, que deverá ser apresentada na hora da vacinação. Aqueles que não receberam a mensagem de convocação pelo Saúde Já não terão a segunda dose antecipada para esta segunda-feira (13/9) e deverão, portanto, seguir a data agendada anteriormente.
Quem for convocado e não conseguir comparecer na data de aplicação da segunda dose marcada no aplicativo, pode procurar um dos pontos de vacinação em outra data em que haja aplicação de segunda dose para completar o ciclo de imunização.
Além do grupo chamado para a antecipação também serão atendidas pessoas que já estavam com a segunda dose programada. São pessoas que tomaram o imunizante Coronavac em 17 e 18 de agosto e os que receberam a primeira dose de AstraZeneca ou Pfizer em 15 de junho.
O intervalo convencional entre as doses da AstraZeneca e da Pfizer é de aproximadamente 90 dias. A antecipação foi decidida pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da SMS, após levantamento feito pelo Centro de Epidemiologia que demonstrou que o grupo de 50 a 59 anos é hoje o mais vulnerável para o agravamento da covid-19 - com maior número de internamentos e mortes.
A faixa etária de 50 e 59 anos responde por 15% das novas infecções, 23% das internações e 19% dos óbitos confirmados por covid em Curitiba.
A antecipação será possível com as doses para segunda aplicação que estão disponíveis no estoque do município. Caso o município receba novos lotes de imunizantes, seguirá com a redução de intervalo entre as doses.
Para receber a segunda dose antecipada da vacina, basta procurar um dos pontos de vacinação, das 8h às 17h, levar um documento de identificação com foto e CPF e apresentar a mensagem com a convocação.
Quem faz parte dessas faixas etárias deve acessar o aplicativo Saúde Já. Ao realizar o acesso aparecerá uma mensagem de “pop-up” com o comunicado de que aquele usuário está sendo convocado.
Todos os pontos de Curitiba funcionam das 8h às 17h. Veja os locais e os endereços: