Coronavírus
Compartilhar

Curitiba faz repescagem para crianças nascidas em 2013 e 2014

Segundo estimativas da SMS, há nessas faixas etárias 29 mil crianças que não compareceram na data da convocação para a primeira dose.

Redação - 08 de fevereiro de 2022, 15:21

Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba fará nesta quarta-feira (9) repescagem para as crianças nascidas em 2013 e 2014 que perderam a data da primeira aplicação da vacina contra a Covid-19.

Segundo estimativas da SMS, há nessas faixas etárias 29 mil crianças que não compareceram na data da convocação para a primeira dose. Com baixa procura, a pasta mantém bom estoque de doses pediátricas.

Com o público chamado para esta terça-feira (8), Curitiba encerrou a convocação do público infantil elegível para receber a vacina contra covid-19 – crianças com 5 a 11 anos.

Crianças das demais faixas etárias que não compareceram na data para a primeira dose deverão aguardar a convocação de nova repescagem, que depende da avaliação de estoque de imunizantes ou chegada de nova remessa – a exceção são crianças de 5 a 11 anos completos com comorbidades, que poderão se imunizar nesta terça-feira.

Quem já completou 12 anos, pode buscar a repescagem contínua nos pontos de vacinação anticovid para adolescentes e adultos. Já aquelas que forem completando cinco anos, após o encerramento da convocação devem aguardar nova chamada para repescagem.

O diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, reforça a importância da vacinação das crianças contra a covid-19, principalmente com o retorno das aulas presenciais.

“As vacinas já se mostraram eficazes na redução de casos graves e mortes, além de altamente seguras. Só com maior número de pessoas vacinadas poderemos reduzir a circulação do vírus , vacinar as crianças é um ato de amor e cuidado individual e coletivo, além de ser um passo à frente para vencermos a covid-19”, alertou Oliveira.

Pontos de imunização e recomendações

O atendimento para as crianças seguirá em dez Unidades de Saúde exclusivas, das 8h às 17h. Confira os endereços no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”.

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já. Essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança.

Confira quem pode se vacinar nesta quarta-feira (9):


- Primeira dose
Repescagem de crianças nascidas em 2013 e 2014
Repescagem de crianças com 5 a 11 anos completos com comorbidades
Repescagem de pessoas com 12 anos completos ou mais

- Segunda dose
Pfizer e Coronavac: vacinados com a 1ª dose até 19 de janeiro
*Repescagem de Astrazeneca: vacinados com a 1ª dose até 10 de janeiro
Dose de reforço da dose única para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen até 9/12

- Terceira dose
Todos com 18 anos ou mais vacinados com a 2ª dose (Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac) até 30/9 
Imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com a 2ª dose até 12/1

- Quarta dose
Repescagem para os imunossuprimidos com 18 anos ou mais já convocados anteriormente